Abriu ontem o período de candidatura ao programa Bolsas Criar Lusofonia, gerido pelo Centro Nacional de Cultura, com o apoio do Ministro da Cultura, destinado a escritores lusófonos.
O prazo limite para o envio da candidatura é 31 de outubro e o programa tem por objetivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para estadas em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
O concurso é dirigido a escritores com obra divulgada nacional e internacionalmente e pretende “criar oportunidade de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos escritores/investigadores de língua portuguesa, a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono”, informa o Centro Nacional de Cultura (CNC).
Seão entregues duas bolsas de criação/investigação literárias, sendo uma das quais obrigatoriamente atribuída a um português. Segundo o regulamento, permitirão estadas de quatro meses em Portugal ou num dos outros sete países lusófonos.
Os candidatos serão apreciados com base no curriculum vitae, no conjunto da obra produzida até à data da candidatura e na ‘declaração de motivos’.
Cada bolsa temo valor de três mil euros, entregue em duas tranches, obrigando-se o bolseiro a enviar ao CNC um relatório mensal de progresso.
O regulamento está disponível em: https://www.cnc.pt/bolsas-criar-lusofonia-2019/
Abriram as Bolsas Criar Lusofonia destinadas a escritores lusófonos
Data: