Rede transatlântica de áreas protegidas marinhas reuniu em Viana do Castelo

Data:

 O encontro teve como objetivo promover e consolidar parcerias transatlânticas mais amplas, centradas num novo conceito abrangente de Atlanticismo que envolve a África e a América do Sul, bem como a Europa e a América do Norte. A rede transatlântica de áreas protegidas marinhas reuniu esta semana em Viana do Castelo.

 

 

O encontro realizado e promovido pela Comissão Europeia permitiu reunir 25 gestores das zonas marinhas protegidas (ZMP) de países e territórios-fronteira ao Oceano Atlântico, juntando ambos os lados do Atlântico em projetos de geminação, nomeadamente: Cabo Verde, Brasil, Portugal, México, Estados Unidos da América, Espanha, França, Bermudas, Guadalupe (França), Gabão, Bélgica e Islândia. Destina-se a estimular o intercâmbio e a partilha das melhores práticas para melhorar a gestão efetiva dos ZMP nas zonas costeiras e offshore do Atlântico.

O encontro permitiu igualmente reforçar os compromissos assumidos pela União Europeia (EU), nomeadamente no combate à perda de biodiversidade global, na adaptação às alterações climáticas e em resposta às políticas internas da UE em matéria de ambiente, cooperação regional e dimensão marítima.
As ZMP constituem uma ferramenta importante para gerir e melhorar os ecossistemas marinhos, promovendo as atividades humanas sustentáveis e por isso compatíveis com os objetivos de conservação.
Importante notar que Viana do Castelo é o único concelho do país que tem concluído o inventário e classificação dos locais de valor científico para a natureza – 3 Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 (áreas de valor científico da biodiversidade) e 13 Monumentos Naturais (áreas de valor científico da geodiversidade e arqueossítios), e também o único concelho do país com um corpo de docentes capacitado para a promoção curricular destes espaços naturais e culturais enquanto vetores para a promoção de uma aprendizagem mais efetiva e identitária por parte dos nossos alunos.
Estas linhas estratégicas em desenvolvimento, inscritas na Agendas de Ambiente e Biodiversidade, de Inovação e de Ciência e Conhecimento (quadriénio 2017-2021) permitiram o estabelecimento de um grupo de trabalho tendo em vista o estreitamento e futuras colaborações na promoção de boas práticas em Conservação da Natureza, entre o Município, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Parc Naturel Marin D’Irose (França).

Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.