Depois do Douro no ano passado, a região da Comporta inspirou a coleção de moda feminina para a estação primavera/verão da marca portuguesa Sophia Kah, que foi apresentada em Londres.
“A coleção foi inspirada toda em Portugal, na Comporta, precisamente. Os tecidos, as cores, a cor do mar, os cavalos, tudo inspirado em Portugal, feito em Portugal, tecidos portugueses, algodões portugueses, bordados portugueses”, disse a estilista Ana Teixeira de Sousa à agência Lusa.
A portuguesa elegeu a região no sul do país por considerar que a paisagem está ainda “muito virgem”, mantendo uma autenticidade que a inspirou.
“Inspirei-me muito na natureza da Comporta, inclusivamente nas casas, o branco, o azul das casas. É um sítio que eu acho lindo. A outra [coleção] foi o Douro, esta peguei noutro sítio. Se calhar a próxima é o Algarve”, adiantou.
A portuguesa tem vindo a desenvolver o negócio em Londres desde 2010, mas mantém uma relação próxima com a indústria têxtil nacional, na qual a família está envolvida, possuindo uma unidade fabril no norte de Portugal.
Nos últimos anos notou um aumento do interesse na cultura e produtos do país, por isso continua a apostar em elementos portugueses.
A coleção foi apresentada em forma de desfile no restaurante de influência latino-americana “Isabel”, no bairro afluente de Mayfair, procurando refletir o estilo sofisticado dos vestidos e acessórios.
“Escolhi [este local] porque esta é uma coleção de dia. Nós antigamente fazíamos mais noite. Este é um lugar cheio de luz, podíamos fazer um pequeno almoço, uma coisa leve que trouxesse um bocadinho de Portugal para Londres”, explicou.
Apesar de ser versátil e adequada a outras situações, a coleção foi pensada para ser usada durante as férias, num clima ameno e luminoso, para mulheres com uma personalidade “descontraída, bonita, sempre muito confortável, mas elegante e sofisticada”.
Os vestidos Sophia Kah já foram usados por celebridades como as atrizes Gillian Anderson, Sarah Jessica Parker e Keira Knightley e as cantoras Beyoncé e Florence Welch, e são vendidos em lojas como Harrods em Londres e Barneys em Nova Iorque.
A apresentação, que decorreu em paralelo ao programa oficial da Semana da Moda de Londres, foi apoiado pela Portugal Fashion, que também apadrinhou o desfile da marca Marques’Almeida no sábado.
O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) e cofinanciado pelo programa Portugal 2020, que inclui fundos europeus para promover a competitividade e internacionalização de negócios.
A Semana da Moda de Londres começou na sexta-feira e decorre até terça-feira.