Museu em Sintra volta a organizar um Festival Romano

Data:

Entre 20 e 22 de setembro, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, no concelho de Sintra, recebe o Festival Romano, que promete levar o público até aos primeiros séculos da era cristã, quando o território português fazia parte do Império Romano.
Pelo segundo ano, nas proximidade das ruínas da villa romana será recriado um ambiente que inclui uma área de alimentação, espaço de mercadores e produtores e uma zona com diversas atividades destinadas a todas as idades, desde jogos a oficinas de experimentação onde será possível aprender mais sobre os romanos, explica uma nota divulgada pelo museu.
Em cada um dos dias haverá vários momentos de animação relacionados com o culto a Baco (deus romano do vinho) e aos deuses do lar, e ainda de recriação da venda de escravos, das artes de adivinhação, de um triclinium (uma sala de jantar formal num edifício romano) e diversas representações do quotidiano romano.
Serão apresentadas duas encenações baseadas nos mosaicos de Torre de Palma representando o ‘Triunfo de Baco’ e as ‘Nove Musas da Antiguidade’.
Após cada encenação acontecerá a palestra ‘Falemos das Musas…’, por Filomena Barata da Associação Clenardus.
Ainda no âmbito do Festival Romano, haverá visitas guiadas à coleção romana, feitas por ‘personagens’ de época, com entrada livre.
No domingo, 22 de setembro, pelas 17h, o auditório recebe a palestra ‘Sintra na época Romana’, pelos arqueólogos Alexandre Gonçalves e Ricardo Campos.
A organização do Festival Romano é da Câmara Municipal de Sintra e do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, a produção está a cargo da Câmara dos Ofícios e conta com a participação da Associação Clenardus – promoção e ensino de línguas clássicas, Centro de Arqueologia de Lisboa, Museu de Lisboa -Teatro Romano, Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, Ruinas Romanas de Troia e UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas remonta, nas suas origens, a meados do século XVI. Nessa época e por iniciativa de alguns eruditos começou-se a juntar, em torno da ermida local, uma importante coleção de inscrições romanas oriundas dos campos e aldeias circundantes.
Em 1955, e após vários séculos de abandono, a Câmara Municipal de Sintra decidiu construir ali uma pequena casa que abrigasse aquele espólio, procedendo ainda à escavação arqueológica e valorização turístico-cultural das ruínas romanas à volta.
Hoje a coleção de lápides atinge mais de 400 peças, havendo ainda moedas, cerâmicas, líticos, metálicos, osteológicos, entre outros objetos.

Festiva Romano
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Odrinhas – Sintra
20 de setembro – 17h00 às 23h00
21 de setembro – 12h00 às 23h00
22 de setembro – 12h00 às 22h00
Entrada livre

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.