Entre 20 e 22 de setembro, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, no concelho de Sintra, recebe o Festival Romano, que promete levar o público até aos primeiros séculos da era cristã, quando o território português fazia parte do Império Romano.
Pelo segundo ano, nas proximidade das ruínas da villa romana será recriado um ambiente que inclui uma área de alimentação, espaço de mercadores e produtores e uma zona com diversas atividades destinadas a todas as idades, desde jogos a oficinas de experimentação onde será possível aprender mais sobre os romanos, explica uma nota divulgada pelo museu.
Em cada um dos dias haverá vários momentos de animação relacionados com o culto a Baco (deus romano do vinho) e aos deuses do lar, e ainda de recriação da venda de escravos, das artes de adivinhação, de um triclinium (uma sala de jantar formal num edifício romano) e diversas representações do quotidiano romano.
Serão apresentadas duas encenações baseadas nos mosaicos de Torre de Palma representando o ‘Triunfo de Baco’ e as ‘Nove Musas da Antiguidade’.
Após cada encenação acontecerá a palestra ‘Falemos das Musas…’, por Filomena Barata da Associação Clenardus.
Ainda no âmbito do Festival Romano, haverá visitas guiadas à coleção romana, feitas por ‘personagens’ de época, com entrada livre.
No domingo, 22 de setembro, pelas 17h, o auditório recebe a palestra ‘Sintra na época Romana’, pelos arqueólogos Alexandre Gonçalves e Ricardo Campos.
A organização do Festival Romano é da Câmara Municipal de Sintra e do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, a produção está a cargo da Câmara dos Ofícios e conta com a participação da Associação Clenardus – promoção e ensino de línguas clássicas, Centro de Arqueologia de Lisboa, Museu de Lisboa -Teatro Romano, Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, Ruinas Romanas de Troia e UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas remonta, nas suas origens, a meados do século XVI. Nessa época e por iniciativa de alguns eruditos começou-se a juntar, em torno da ermida local, uma importante coleção de inscrições romanas oriundas dos campos e aldeias circundantes.
Em 1955, e após vários séculos de abandono, a Câmara Municipal de Sintra decidiu construir ali uma pequena casa que abrigasse aquele espólio, procedendo ainda à escavação arqueológica e valorização turístico-cultural das ruínas romanas à volta.
Hoje a coleção de lápides atinge mais de 400 peças, havendo ainda moedas, cerâmicas, líticos, metálicos, osteológicos, entre outros objetos.
Festiva Romano
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Odrinhas – Sintra
20 de setembro – 17h00 às 23h00
21 de setembro – 12h00 às 23h00
22 de setembro – 12h00 às 22h00
Entrada livre