A Associação Rede de Universidades de terceira Idade (RUTIS) voltou a selecionar a Universidade Sénior Rainha D. Leonor (USRDL), de Caldas da Rainha, para representar Portugal no projeto europeu IDEMASAP50+ – ‘Increase and development of manual skills and a physical vitality of citizens of the Euopean Union over 50 years’ (Aumento e desenvolvimento de habilidades manuais e vitalidade física dos cidadãos da União Europeia com mais de 50 anos).
O IDEMASAP 50+ tem como objetivo “a partilha de boas práticas na área do ensino sénior no que concerne às atividades que estimulem, aumentem e promovam as artes e os trabalhos manuais, assim como a prática da atividade física e a sua influência num envelhecimento ativo com qualidade”, informa a autarquia de Caldas da Rainha.
Portugal, Eslováquia, Polónia, República Checa e Espanha são parceiros neste projeto que se traduz na partilha das boas práticas na educação de adultos através de workshops nos países parceiros.
No passado dia 9 de maio, Caldas da Rainha acolheu o encontro dos vários parceiros do projeto que puderam participar em diversas iniciativas e experienciar várias atividades que se desenvolvem na URSDL.
Recentemente, entre 3 e 6 de setembro, em Brno, República Checa, teve lugar mais um encontro do IDEMASAP 50+ .
Portugal, esteve representado por doiselementos da RUTIS – Giselle Janeiro e Dulce Mota e pela USRDL, por Susana Chust, elemento da direção, e por Sandra Campos, professora de Artes Florais e Decorativas, a quem coube a tarefa de dinamizar um workshop demonstrativo das suas aulas.
O projeto integra áreas de artes e da atividade física; artes florais e decorativas, bordados das Caldas, cerâmica, verguinha das Caldas e criação de uma equipa de walking football.
Universidade Sénior das Caldas representa Portugal em projeto europeu de ensino sénior
Data: