A Fundação Eugénio de Almeida recebe nos dias 20 e 21 de setembro, a edição de 2019 do Évora Creative Market, um mercado urbano de produtos de autor, originais e criativos, nas áreas do design, decoração, moda, cerâmica, joalharia e gourmet.
Pelo terceiro ano consecutivo, o emblemático Páteo de São Miguel, localizado na zona do antigo castelo medieval da cidade e sede da Fundação, abre as suas portas à criatividade numa mostra que reúne mais de 40 artesãos, nacionais e estrangeiros, os quais através de abordagens conceptuais originais dão forma a peças de caráter decorativo e utilitário que se destacam pelo seu traço contemporâneo ao incorporarem ou revisitarem de forma irreverente o saber fazer tradicional.
Numa época marcada pelo carácter industrial, tecnológico e massificado dos objetos que dominam o nosso quotidiano, o Évora Creative Market dá destaque ao que é singular, a peças que têm como grande denominador comum o tempo dedicado à sua conceção e elaboração para que no final resultem objetos únicos e diferenciados como os que estão presentes nesta mostra.
A lista dos projetos participantes é extensa e as opções de escolha são quase tantas como as que a imaginação permite. Quem for ao Páteo de São Miguel poderá ver propostas criativas como as da Vada, que alia o requinte do design às preocupações ambientais e da sustentabilidade, ou sugestões de decoração, digamos… muito aéreas, como é o caso do projeto No’Ar que a partir de plantas Tillandsias e Suculentas cria pequenos mundos e paisagens suspensas que cada um pode levar para casa. Outra sugestão é a diversidade de sabores gourmet como as especiarias da Índia da Guli Picantes e o tradicional licor italiano da Limontejo.
O Évora Creative Market apresenta-se também como uma iniciativa de dinamização do espaço urbano e de valorização do património da cidade, neste caso concreto, o secular Paço de São Miguel. Monumento Nacional e um exemplar raro do Renascimento em Portugal, constitui pela sua relevância artística e arquitetónica um excelente pano de fundo não só para os projetos que estarão presentes nesta mostra, mas também para o programa diversificado de atividades paralelas que animará os dois dias do certame.
No primeiro dia, sexta-feira, o destaque musical é para o concerto dos Oxibah, trio formado por Diogo Guanabara (Bandolim), Djâmen Farias (Guitarra) e Rogério Pitomba (Bateria), que nos trazem do Brasil uma linguagem musical inovadora entre o choro, o samba e o jazz. Na tarde de sábado a música ao vivo fica a cargo de Buba Espinho, uma voz que nasceu no Cante Alentejano e que tem a rara capacidade de nos transportar para o significado mais profundo das palavras. À noite, às 22h00, o encerramento do Évora Creative Market é assinalado com um concerto intimista da cantora Márcia que este ano se encontra novamente nomeada para os Globos de Ouro.
Para além da música, o Páteo de São Miguel onde se realiza esta iniciativa oferece ainda diversas atividades que convidam a um programa em família, como são os casos das oficinas de olaria, de tecelagem e de cestaria ou até dos desportos radicais, designadamente, através de uma torre de escalada que desafia os mais intrépidos a experimentar as dificuldades de quem há séculos se aventurava a conquistar o castelo de Évora. Numa outra vertente, encontram-se também excelentes motivos para prolongar a visita a este espaço nos projetos de street food, com abordagens biológicas, vegetarianas ou não, mas, em todo o caso, criativos e sempre com a possibilidade da sobremesa refrescante dos gelados artesanais.
A edição de 2019 do Évora Creative Market encontra-se subordinada ao tema Património, Tradição e Criatividade que será abordado de diferentes perspetivas em vários momentos de conversa nos jardins do Paço de São Miguel que contarão com a presença de convidados como João Videira (Marca João Bruno Design), Mizette Nielsen (Fábrica Alentejana de Lanifícios), Hugo Guerreiro (Diretor do Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho) e Jorge da Conceição (barrista, com uma longa tradição familiar ligada aos “Bonecos de Estremoz”).
Será ainda possível rever no jardim do Paço de São Miguel, uma mostra de peças do projeto João Bruno Design, da autoria de João Videira, visitável até ao dia 29 de setembro.
Relacionadas
- A Fundação Eugénio de Almeida promove nos dias 27, 28 e 29 de setembro a sexta edição do Dia Aberto. Esta iniciativa representa um momento especial de partilha com a comunidade e convida a aprofundar o conhecimento sobre o projeto singular criado por Vasco Maria Eugénio de Almeida, há 55 anos, com a missão de promover o desenvolvimento de Évora e da região envolvente nos domínios cultural, educativo, social e…
- Cerca de 50 expositores de todo o país, 15 deles do Alentejo, participam no 2.º Évora Creative Market, um mercado urbano dedicado a produtos criativos e inovadores, que decorre nos dias 14 e 15 de setembro. O evento é promovido pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e decorre no Páteo de S. Miguel, espaço patrimonial localizado na acrópole da cidade e onde a instituição tem a sua sede. A edição…