Animadores socioculturais discutem na Guarda o futuro da profissão

Data:

Mais de três centenas de animadores socioculturais vão discutir o futuro da profissão durante o XXIX Congresso Internacional de Animação Sociocultural, que irá decorrer, nos dias 18 e 19 de outubro, na Guarda, foi hoje anunciado. Segundo a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC), entidade promotora do evento, no centro do debate vai estar a importância da Animação Sociocultural, “num futuro cada vez mais dominado pelos robôs e pela inteligência artificial”, e “a necessidade urgente de reconhecimento destes profissionais em vários contextos de trabalho”.

A APDASC refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que os animadores socioculturais “querem ser reconhecidos e valorizados”.

A presidente da associação, Isabel Filipe, citada na nota, aponta que estes profissionais “tardam em ver a sua carreira aprovada e reconhecida e o seu lugar na sociedade entendido na sua plenitude”.

“Gostaríamos de ter um congresso muito participado”, sublinha a responsável, referindo que a organização pretende levar “motivação para todos os profissionais que estão cansados de serem considerados profissionais de segunda, comparados com outros técnicos”.

O tema do congresso internacional será “Construindo o Futuro” e está focado no papel da Animação Sociocultural face aos desafios do futuro, apresentando as inovações na área, as boas práticas e preparando os profissionais para os desafios da transformação social com a nova era da inteligência artificial.

A atualização do Estatuto do Animador Sociocultural e a definição categórica de uma carreira para estes profissionais serão também assuntos a apresentar e a debater durante os trabalhos que serão realizados no Teatro Municipal da Guarda.

Segundo a organização, no XXIX Congresso Internacional de Animação Sociocultural são esperados mais de três centenas de participantes de vários pontos do país e de Espanha.

A presidente da APDASC, Isabel Filipe, refere ainda no comunicado que a escolha da Guarda, uma cidade do interior do país, para a realização do encontro, “não é por acaso”.

“O futuro da Animação Sociocultural também passa muito pelo trabalho de desenvolvimento comunitário, de criação de redes, de aproximação do litoral com o interior, em tornar as populações agentes do seu próprio desenvolvimento”, justifica.

O Congresso Internacional de Animação Sociocultural conta com os apoios da Câmara Municipal da Guarda, do Instituto Politécnico da Guarda e da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.