Restaurantes de Vilar Formoso criam prato de bacalhau para captar turistas e espanhóis

Data:

Vários restaurantes da vila fronteiriça de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, Guarda, confecionam um prato de bacalhau que foi criado com o incentivo da Junta de Freguesia para captar turistas e espanhóis.

“Bacalhau à Fronteira da Paz” foi o nome dado ao prato que está a ser utilizado para promover a restauração de Vilar Formoso junto dos espanhóis e de todos aqueles que diariamente atravessam a principal fronteira terrestre do país.

O presidente da Junta de Freguesia de Vilar Formoso, Manuel Gomes, disse que a iguaria gastronómica resultou de um desafio que foi lançado este ano aos 17 restaurantes locais, para que fosse criado um produto gastronómico que servisse como “mais um atrativo para trazer as pessoas a Vilar Formoso”.

Aos representantes dos restaurantes foi sugerida a criação de “um prato novo” que agregasse “todos os sabores”, indicou.

Segundo o responsável, a opção pelo bacalhau surgiu porque “existe a tradição de o espanhol e de o turista comer o bacalhau em Vilar Formoso”.

Ao bacalhau, foram associados produtos locais, como a broa e o queijo de ovelha, acrescentou.

Durante o processo de escolha, os restaurantes propuseram seis pratos e, por votação, venceu o “Bacalhau à Fronteira da Paz”, que é servido “na maior parte” dos estabelecimentos de restauração da vila fronteiriça, disse Manuel Gomes.

O prato selecionado, que inclui bacalhau, broa, queijo de ovelha, pimento, cebola e tomate, é acompanhado com batatas fritas às rodelas.

Segundo o autarca, a nova iguaria gastronómica começou a ser servida em abril e está a ter “bastante procura”.

“O prato está a ser divulgado e está a ter bastante procura, por espanhóis e por outros visitantes, segundo nos dizem os restaurantes”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Vilar Formoso.

A iniciativa de captar “pela boca” turistas e habitantes do lado de lá da fronteira surge no âmbito da estratégia da autarquia de Vilar Formoso para divulgar o território e mitigar os eventuais efeitos da futura ligação de Portugal e Espanha por autoestrada, pois está em curso a construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e Fuentes de Onõro (autoestrada A62).

No dia 21 de maio, a Infraestruturas de Portugal consignou a empreitada de construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira, prevendo finalizar os trabalhos em agosto de 2020.

A empreitada representa um investimento de 13,2 milhões de euros e vai contribuir para a “melhoria da ligação rodoviária com a Europa”, segundo a empresa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.