A Câmara de Vila Viçosa, no distrito de Évora, vai avançar com um novo concurso público para a obra de reabilitação do cineteatro, num investimento a rondar os 624 mil euros, disse hoje o vice-presidente do município.
Luís Nascimento indicou que a obra de recuperação do cineteatro Florbela Espanca, encerrado há oito anos, está prevista iniciar-se dentro de alguns meses e conta com uma comparticipação de 85% através de fundos comunitários.
O autarca adiantou que a Câmara Municipal já aprovou a autorização para a contratação de empreitada daquela obra, no valor de 623.935 euros, acrescido de IVA, assim como o programa de concurso, o caderno de encargos, o projeto de execução e o respetivo mapa de trabalhos.
Segundo o autarca, esta obra esteve prevista avançar em 2018, o que não aconteceu, “por não ter havido concorrentes” ao concurso público de então para a empreitada.
“Os interessados consideraram que o valor indicado para a execução dos trabalhos, cerca de 400 mil euros, era baixo em relação à obra em causa”, acrescentou.
O cineteatro, com 62 anos, está encerrado para espetáculos há oito anos, embora continuem algumas salas e espaços a ser utilizados para exposições e reuniões.
Além de intervenções no teto e na cobertura do edifício, onde surgiram os danos que provocaram o seu encerramento, a sala de espetáculos e os outros espaços vão ser melhorados, o que permitirá “modernizar” o equipamento, ficando também “mais funcional e com mais comodidade”.
Inaugurado em 29 de julho de 1957, o cineteatro é considerado pela autarquia como um “importante equipamento cultural” de Vila Viçosa, situado numa das principais artérias da localidade.