O desafio volta a ser lançado: percorrer de bicicleta as 12 Aldeias Históricas de Portugal, num percurso de 560 quilómetros repletos de locais histórico que vão ficar na memória.
Os seculares caminhos das Aldeias Históricas de Portugal recebem de 14 a 22 de setembro a terceira edição do ‘The Castles Quest’ (À Conquista dos Castelos’), um desafio único no país que leva os participantes a descobrir, de bicicleta, os caminhos da GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas.
Num percurso circular, os participantes vão ‘conquistar’ aldeias, castelos e fortalezas com bicicletas BTT. Serão 560 quilómetros repletos de locais históricos que vão ficar na memória de quem os pedalar, promete a organização.
Sem ser uma competição, já que que não há classificações, vencedores ou vencidos, o percurso é percorrido ao ritmo de cada um, mas ainda assim haverá uma missão a completar.
Os ciclistas necessitam de passar por pontos pré-definidos nas 12 Aldeias Históricas de Portugal, tendo um limite máximo de tempo para o fazer.
“Ao mesmo tempo, o ‘The Castles Quest’ é um desafio a outros níveis. Ao conhecerem as Aldeias Históricas de Portugal em duas rodas, os participantes têm a oportunidade rara de se relacionarem e de imergirem na vida quotidiana das comunidades destes territórios, partilhando experiências e ouvindo estórias contadas na primeira pessoa. Será uma viagem seguramente enriquecedora”, assegura a organização.
Na edição deste ano, a sinalética da GR22 e das rotas circundantes foi aperfeiçoada, com o objetivo de dar a conhecer os vários percursos e pontos de interesse turístico nas 12 aldeias – Castelo Mendo, Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto, Belmonte e Sortelha.
Desta forma, os participantes do ‘The Castles Quest’ vão poder usufruir ainda mais da experiência, “descobrindo os mil e um encantos das Aldeias Históricas de Portugal e das suas envolvências naturais e paisagísticas”.
Percurso de quatro dias é outra opção
Para além do percurso mais longo, de oito dias, a organização promove ainda uma aventura mais curta, de quatro dias.
O percurso longo começa a de setembro, às 14h30, tem como limite o dia 22 setembro, às 24h, e percorre as 12 aldeias com a partida e a chegada a fazer-se na mesma aldeia, Sortelha, numa distância total de 560 quilómetros.
Depois de Sortelha, o percurso segue por Castelo Mendo, Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto e Belmonte, regressando a Sortelha.
Já a opção de quatro dias acontece ente 19 e 22 de setembro , também com partida e chegada em Sortelha e tem uma distância total de cerca de 330 quilómetros.
Os ciclistas passrão por outras cinco Aldeias Históricas de Portugal – Belmonte, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto.
O ‘The Castles Quest’ pode ser vivido a solo ou em equipas e põe à prova a resistência e o sentido de orientação dos ciclistas. O percurso pode ser dividido, podendo cada elemento da equipa fazer uma parte do mesmo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da iniciativa, em www.thecastlesquest.bike.
A participação é gratuita, tendo os participantes de pagar apenas uma pequena caução que será devolvida aquando da entrega do geolocalizador disponibilizado no dia da acreditação.
As diferentes possibilidades de dormida, refeição e serviços complementares serão disponibilizadas antecipadamente aos participantes, através do ‘Adventure Guide’. A organização disponibiliza ferramentas que permitirão realizar esta aventura em segurança, inserida numa estrutura de acompanhamento.
O ‘The Castles Quest’ é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede a nível mundial e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE© Destination.