Torre de Moncorvo promove vinhos do concelho através de festival em setembro

Data:

O festival de vinhos de Moncorvo pretende promover em setembro “um setor em ascensão que faz parte integrante do potencial da economia e do turismo local” daquele concelho do Douro Superior, afirmou o presidente da câmara local.

“O território do concelho de Torre de Moncorvo possui cerca de 1.530 hectares de vinha plantados representando 16% do Douro Superior e 3,5% da região do Douro, o que são já números consideráveis para um setor da económica que se pretende afirmar pela qualidade dos seus néctares”, concretizou Nuno Gonçalves, em declarações à Lusa.

A iniciativa vitivinícola está agendada para os dias 7 e 8 de setembro e vai decorrer na Praia Fluvial da Foz do Sabor, no distrito de Bragança, em plena sub-região vitivinícola do Douro Superior, e contará com a presença de mais de uma dezena de produtores/engarrafadores locais.

Outras das novidades, segundo os promotores do evento, está ligada à mudança de nome do certame, que passa a Vinho & Sabor Douro em detrimento da anterior designação Sabor D’Ouro Wine Summer Fest.

“Pretendemos juntar nesta iniciativa os melhores vinhos do concelho à paisagem idílica da Praia Fluvial da Foz do Sabor, que é um dos principais ativos do turismo do território, e ao mesmo tempo fazer uma festa em tempo de vindimas”, justificou o autarca.

O Festival Vinho & Sabor Douro promete outras novidades, como a realização de um concurso e uma prova comentada com os vinhos presentes no evento.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende promover um dos produtos âncora da economia do concelho – o vinho – e dar a conhecer as principais castas da região duriense.

“Não podemos esquecer que grande parte do concelho é abrangido pela Região Demarcada do vinho do Porto e pela área do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO- organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura “, vincou o responsável.

Segundo o autarca, os vinhos produzidos no Douro Superior, sub-região do Douro onde Torre de Moncorvo está inserida, têm provas dadas da sua qualidade de excelência como comprovam os vários prémios que lhe são atribuídos a nível nacional e internacional.

Outras das propostas dos promotores do festival passa pela realização de uma noite branca.

“A entrada no certame é livre e a autarquia convida todas as pessoas a vestirem-se de branco e aproveitarem para se divertir com a família e amigos na festa oficial de despedida do verão”, concluiu o autarca.

A iniciativa servirá ainda para promover o Dia do Douro, que este ano se assinala no dia 20 de outubro na Praia Fluvial das Foz do Sabor.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.