Salário mínimo mensal caiu para 2,46 euros, o valor mais baixo de sempre na Venezuela

Data:

O salário mínimo mensal dos venezuelanos era esta terça-feira equivalente a 2,46 euros, o valor mais baixo de sempre, um ano depois de o Presidente do país anunciar um plano de “recuperação económica” para combater a crise.

Na Venezuela, o salário mínimo mensal, publicado na Gazeta Oficial (equivalente ao Diário da República em Portugal), é de 40.000,00 bolívares soberanos e, segundo o Banco Central da Venezuela, à taxa de câmbio oficial, um euro tinha o valor de 14.642,86 bolívares, um pouco mais baixo que os 15.121,00 do mercado paralelo.

“Não faço nada com o salário mínimo, um quilograma de fiambre custa dois salários mensais (80.000 bolívares). Diariamente eu pago 4.000,00 bolívares em autocarro, porque há problemas com o Metropolitano. Com apenas isto, sem comprar comida de verdade, fiquei sem salário”, explicou um professor universitário à agência Lusa.

Júlio Dolande, 58 anos, disse receber um pouco mais de salário, devido à quantidade de horas em que dá aulas e alguns trabalhos de ‘freelancer’, mas insiste que “a situação está verdadeiramente muito crítica”.

“Honestamente, digo, agradeço a Deus porque os meus filhos estão no estrangeiro. Não me enviam dinheiro porque trabalham para sobreviver no Panamá e na Argentina, mas pelo menos não tenho de os manter. Não me dão, mas também não me pedem (nada)”, frisou Júlio Dolande.

O realizador Edgar Roca explicou que para sobreviver as pessoas têm de ter trabalhos adicionais.

“As pessoas têm de ter pelo menos dois empregos e ainda assim passam sérias dificuldades”, referiu, adiantando que em fevereiro deixou o trabalho anterior e o que recebeu de indemnização apenas conseguiu “comprar uma pizza para duas pessoas”.

Vários portugueses explicaram à agência Lusa que um quilograma de carne de vaca, de qualidade intermédia, custa mais ou menos o mesmo que um mês de salário.

Por outro lado, um salário mínimo mensal equivale a três quilogramas de farinha de milho ou três quilogramas de arroz e cinco pães.

Os últimos dados divulgados pela Assembleia Nacional da Venezuela (parlamento, onde a oposição tem maioria) dão conta de que o índice nacional de preços ao consumidor registou um aumento nos preços de 1.579,20% no primeiro semestre deste ano e que a inflação interanual foi de 264.872,90%.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.