Candidatura do Geopark Estrela avaliada pela UNESCO no final do mês

Data:

A candidatura da Serra da Estrela a Geopark vai ser analisada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, na Indonésia.

A Associação Geopark Estrela adianta, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que “o Geopark Estrela vai estar presente na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais da UNESCO, que se reúne entre 31 de agosto e 02 de setembro em Rinjani-Lombok UNESCO Global Geopark, na Indonésia”.

“Nesta reunião será avaliada a candidatura da [Serra da] Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, da qual sairá a decisão final sobre a sua aprovação, de um processo que se iniciou em 2017 com a entrega do Dossier de Candidatura à UNESCO”, explica na nota Emanuel de Castro, coordenador executivo da Associação Geopark Estrela.

Segundo a fonte, “a decisão terá, ainda, de ser ratificada pelo Conselho Executivo da UNESCO, altura a partir da qual a [Serra da] Estrela integra a lista de Geoparks Mundiais da UNESCO, caso tal venha a ser aprovado”.

A Associação Geopark Estrela, com sede na cidade da Guarda, nas instalações do Instituto Politécnico, entregou em novembro de 2017 a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO.

Os trabalhos da candidatura começaram em 2014, em 2015 foi assinado o memorando de entendimento com os nove municípios abrangidos (Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte) e, no ano seguinte, foi criada a Associação Geopark Estrela.

O território que é candidato a Geopark Estrela tem 2.216 quilómetros quadrados de área e 170 mil habitantes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.