O Parque Senhora dos Verdes, na freguesia de Cativelos, Concelho de Gouveia foi o palco da primeira Grande Festa do Emigrante. A primeira edição do evento organizado pela Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, pelos Escuteiros de Gouveia e pela Comissão de Melhoramentos de Figueiró da Serra contou com o apoio do município de Gouveia.
O objetivo desta primeira Grande Festa do Emigrante era angariar donativos para ajudar na continuidade da construção do Lar de idosos de Santa Eufémia em Figueiró da Serra, uma localidade do concelho de Gouveia. O objetivo foi atingido e para isso contribuiu a generosidade e o empenho de várias pessoas na organização deste evento.
Alexandrino Costa, natural de Vila Cortês em Gouveia e o empresário José Rego, natural de Figueiró da Serra, ambos residentes nos Estados Unidos, foram os dinamizadores desta festa e uniram-se em prol do objetivo.

José Rego e Alexandrino Costa com o apresentador de televisão José Figueiras
Da ideia à concretização a Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, os Escuteiros de Gouveia e a Comissão de Melhoramentos de Figueiró da Serra uniram-se na organização com o apoio do município de Gouveia e da ABPG – Associação de Beneficência Popular de Gouveia.
Resultado. À Festa do Emigrante acorreram mais de 250 pessoas e ao longo da tarde quente que se fez sentir naquela terra serrana marcaram presença vários autarcas e empresários da região, mas também vários portugueses residentes um pouco por todo o mundo, exemplo de Augusto Amador, vereador na cidade de Newark, no Estado norte-americano de Nova Jérsia, bem como vários membros do “Centro Cultural os SERRANOS – USA”, que se deslocaram a Portu¬gal em férias e não quiseram perder esta oportunidade de ajudar a sua região e Vítor dos Santos, presidente da Academia do Bacalhau do Grão-Ducado do Luxemburgo. Luís Tadeu, presidente do município de Gouveia, Cidália Valbom, presidente da Assembleia Municipal da Guarda e Carlos Filipe Camelo, presidente do município de Seia e presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela também estiveram presentes para apoiar esta iniciativa solidária.

O jornalista luso-americano Luís Pires com Luís Tadeu, presidente do município de Gouveia, Cidália Valbom, presidente da Assembleia Municipal da Guarda, Augusto Amador, vereador em Newark, Estados Unidos e Carlos Filipe Camelo, presidente do município de Seia
O Parque da Senhora dos Verdes, está integrado no Monte Aljão, tem cerca de 2000 hectares e 120 são de terreno natural, arborizados com pinheiro manso e bravo e outras espécies de árvores e arbustos da região e com um traçado de alguns quilómetros de caminhos naturais. É propriedade desde 1880, da ABPG, que assumiu como objetivo a requalificação de toda a área do Parque e pretende associar um novo conceito de lazer na natureza e promovê-lo como polo de desenvolvimento sustentável do concelho de Gouveia. No Parque podem ser realizadas uma grande quantidade e diversidade de atividades de lazer, desporto e aventura e, ao mesmo tempo, proporcionar um encontro com a religiosidade na sua Capela em honra da Nossa Senhora dos Verdes.
O local não podia ser mais apropriado para esta Grande Festa do Emigrante e mostrou ser uma mais valia na hora de ser servido o almoço. Sardinhas assadas e porco no espeto. E ao longo do espetáculo apresentado pelo jornalista e comunicador radicado nos Estados Unidos, Luís Pires com várias atuações do cantor de música popular portuguesa, Nel Monteiro e também de ‘Gabriel e suas Bailarinas’.
O conhecido apresentador de televisão José Figueiras foi o protagonista da tarde e proporcionou a todos os presentes vários momentos de boa disposição e muita animação com a sua atuação e performance.

Na I Festa do Emigrante marcaram presença vários empresários da região, como António Saraiva, José Pedro Pinto, Henrique Marvão e João Correia, mas também Luciano Costa dos Chocolates Avianense
José Luís Cabral, presidente da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela cumpriu as honras da casa em nome da organização e coube-lhe fazer as várias homenagens e agradecimentos aos presentes, bem como ao município de Gouveia que através do vereador com o pelouro da Ação Social, Jorge Ferreira retribuiu com lembranças e agradecimento a visita ao município e apoio a esta causa. Perto do final houve ainda lugar para o tradicional sorteio de rifas e para o leilão de alguns produtos que acabaram por ajudar a ‘compor melhor’ o valor do donativo angariado.
Este evento solidário só foi possível com a colaboração de várias empresas como a Lactovil, Alcimar, Pedro & Vicente, Lactaçores, Quinta dos Jugais, Casa Angola, Dalimar, Herdade do Esporão, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, Cervejas Melo Abreu, Friopastel, Frijobel, Águas Carvalhelhos, Grande Porto, Comdalgel, Rui Rebelo, Nutriva, Chocolates Avianense, Predimarvão, Segure-se em Gouveia, Farmácia Feliz, Iosbrinde, Jornal Mundo Português, Jorge Cardoso – Aquecimento Central, Padarias José Hortas e Pastelaria Lá na Praça, que doaram os seus produtos para que esta Grande Festa do Emigrante pudesse ser uma realidade.

José Luís Cabral, presidente da ABSE com o vereador da Ação Social de Gouveia, Jorge Ferreira e José Figueiras

Vitor Santos, presidente da AB do Grão-Ducado do Luxemburgo