África do Sul anuncia isenção de vistos para visitantes do Qatar, Arábia Saudita, EAU e Nova Zelândia

Data:

A África do Sul decidiu conceder a insenção de vistos a visitantes do Qatar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Nova Zelândia para incrementar o turismo para o país, anunciou o ministro do Interior.

Aaron Motsoaledi adiantou, em comunicado, que a medida foi tomada “unilateralmente” e contempla um total de sete países.

“A partir de hoje [quinta-feira], os viajantes do Qatar, da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e da Nova Zelândia não precisam de visto para visitar a África do Sul para férias, conferências e reuniões de negócios”, anunciou o ministro sul-africano.

Segundo Motsoaledi, o executivo sul-africano pretende também conceder o estatuto de isenção de vistos a visitantes de São Tomé e Princípe, Gana e Cuba, após a conclusão de negociações com as autoridades destes países no fim deste mês.

“Tomamos essa decisão unilateralmente, mas estamos a engajar esses países para ver como podem flexibilizar os requisitos de entrada para os nossos cidadãos”, referiu.

Nesse sentido, Motsoaledi disse que o Qatar retirou já a exigência de visto para cidadãos sul-africanos, “o que facilitará a ida do povo ao campeonato do mundo em futebol Qatar FIFA World Cup 2022”.

Os países que gozam do estatuto de isenção de visto de entrada na África do Sul estão entre as nações que representam os principais mercados turistícos para o continente africano – a Europa e as Américas, salientou.

O governante sul-africano sublinhou que o seu ministério [do Interior] tem “uma importante contribuição a dar no crescimento do turismo e, por extensão, no crescimento da economia e na criação de emprego no país”.

Segundo o comunicado, a África do Sul concedeu a isenção de vistos a 82 dos 193 países que são membros das Nações Unidas, do quais 18 do continente africano.

Os estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, de que fazem parte os lusófonos Angola e Moçambique) gozam deste estatuto, com excepção da República Democrática do Congo, adianta a nota.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.