Bragança e o seu castelo regressam à época medieval

Data:

De 14 a 17 de agosto, o Castelo de Bragança, um dos mais bem preservados do país, regressa à época medieval com cenários e personagens a recriarem episódios históricos da cidade. É a Festa da História que promete um leque variado de eventos durante aqueles quatro dias.
Soldados que controlam a entrada do castelo, mercadores que animam a feira com os seus pregões e larápios, sempre à espreita dos bolsos cheios dos mais distraídos, são algumas das personagens com que bragantinos e visitantes de poderão cruzar durante a Festa da História, que tem como cenário o belíssimo castelo de Bragança e como tema a vida e história de Fernão Mendes ‘O Velho’ (1030 – 1117), um fidalgo português que foi o segundo senhor (dono) de Bragança.

A edição deste ano terá mais de 100 profissionais envolvidos de 15 companhias de recriação e 120 voluntários que vão dinamizar 11 áreas temáticas.
Música, teatro, dança, espectáculos para crianças, demonstrações de falcoaria e oficinas pedagógicas são algumas das atividades permanentes e gratuitas da Festa da História que este ano via apresentar três novos espetáculos.São muitas as atividades lúdicas e pedagógicas nas quais o público poderá participar. Uma oficina de velas, jogos tradicionais medievais e um oficina de tecelagem e de tinturaria de lãs, são apenas algumas. Para os mais pequenos haverá o ‘Scriptorium’, onde vão aprender como se pintavam os livros e se faziam as tintas. E na cozinha medieval, crianças e familiares poderão aprender como se coloriam os tecidos e se criavam as cores através do reaproveitamento de frutas, legumes e alguns temperos.
Outras atividades são ‘A cota de malha’, que vai mostrar as técnicas e utensílios utilizados na construção da cota de malha; ‘Na pele de um guerreiro’, com uma aula de iniciação à esgrima medieval; ‘Atrium Officialis’ onde se poderá experimentar todos ou apenas os ofícios que mais curiosidade despertem; ‘A arte de caçar com aves’, que permitirá o contato com este tipo de aves, bem como conhecer algumas curiosidades sobre os espécimes e ainda algumas técnicas de falcoaria.
A Festa da História realiza-se a 14 de agosto, das 18h às 24h, e nos dias 15, 16 e 17, das 12h às 24h

Programação

Cortejo de Infantes: Depois de um conjunto de oficinas plásticas, onde os infantes de Bragança construíram os seus próprios adereços de inspiração medieval, juntam-se os miúdos para visitar a Festa da História.
14 de agosto, 18h, no Castelo de Bragança

Cortejo de Abertura: Nobres e povo, mercadores e compradores juntam-se nas ruas do centro do burgo para visitar a recém-instalada feira, dentro das muralhas do castelo.
14 de agosto, 21h30, do Cento Histórico até ao Castelo

O Juízo de D. Fernão: A história que agora se revela é a que dá conta dos conflitos entre dois senhores em torno de questões de furto de propriedade e de águas originando discussões acesas e luta armada. D. Fernão tem a última palavra e servirá de mediador no conflito resolvendo a discórdia com a realização de uma liça da qual sairá um vencedor.
15 e 16 de agosto, 22h, Liça e Muralhas do Castelo

O Grande Torneio: É na liça, sob o olhar de Deus que várias provas serão propostas numa competição onde “apenas” a honra e o prestígio estão em disputa.
14, 15, 16 e 17 de agosto, 19h, Liça

Festa de Encerramento: Alguns mercadores já começam a arrumar os seus alforges enquanto outros já lavam as alfaias. Foi uma boa feira, e a alegria sente-se no rosto de todos. Da esquina chega o som de um ou dois músicos que ateimam em continuar a festa e rapidamente se juntam outros artistas para o derradeiro folguedo. Danças, pulos, músicas e muita diversão fazem a história desta festa.
17 agosto, 22h, Liça e Muralhas do Castelo

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.