Industriais do granito de Vila Pouca de Aguiar apostam na internacionalização

Data:

A Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), sediada em Vila Pouca de Aguiar, está a apostar na promoção e divulgação nacional e internacional deste setor que representa 731 empregos no distrito de Vila Real.

Em setembro, os empresários do granito desta região viajam até Verona, Itália, para participar na Marmomac, uma das maiores feiras mundiais do setor da pedra natural.
Depois de uns anos negros, verificados principalmente entre 2009 e 2012, as exportações de granito têm registado crescimentos.
Mauro Gonçalves, presidente da AIGRA, afirmou que, no primeiro trimestre deste ano, as exportações “do setor da rocha ornamental registaram um crescimento de 16% relativamente ao período homólogo de 2018”.
Os principais compradores são a França, onde decorrem atualmente muitas obras de regeneração urbana, ainda a China, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América (EUA).
Segundo Mauro Gonçalves, o volume de negócios decorrente da exportação de rochas ornamentais ronda “os 500 milhões de euros a nível nacional”, enquanto no distrito de Vila Real é de “cerca de 15 milhões de euros”.
De acordo com o responsável, a nível distrital há 731 pessoas a trabalhar no setor, dispersas por 61 pedreiras “devidamente licenciadas”, as quais estão “enquadradas numa área cativa de cerca de 26 quilómetros quadrados”.

“Vila Pouca de Aguiar é um fornecedor de granito a nível mundial, sendo que a matéria-prima mais exportada é o granito de Pedras Salgadas e o amarelo real”, referiu Mauro Gonçalves.
Entre 25 e 28 de setembro, uma missão empresarial da região vai estar, pela primeira vez, em Verona.

No ano passado, segundo Mauro Gonçalves, a Marmomac contou com a participação de 1.650 empresas e 70 mil visitantes.
“Portugal foi o terceiro maior representante nessa feira. A dimensão de Portugal no mundo, em termos de rocha ornamental, é interessantíssima”, frisou.
Esta missão empresarial a Itália realiza-se no âmbito de uma candidatura de 100 mil euros com vista à internacionalização do setor.
“A Câmara Municipal apoia a estratégia da direção da AIGRA e foi nesse sentido que a autarquia apoiou com cerca de 50 mil euros”, afirmou o presidente do município Alberto Machado.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.