O parque de esculturas escocês Jupiter Artland inaugurou a 27 de julho a instalação permanente ‘Gateway’, criada por Joana Vasconcelos.
Trata-se de uma obra sob a forma de uma colorida piscina de nove metros de diâmetro, inserida num jardim projetado pelo ateliê da artista.
“Gateway é uma piscina primorosamente projetada dentro de um jardim formal e paisagístico” que joga com a ideia “de piscinas como locais que promovem a comunidade: um espaço experiencial que é inerentemente social, lúdico e compartilhado”, lê-se no site do parque de esculturas Jupiter Artland.
Deliberadamente alinhada com uma linha de Ley, Gateway representa o mapa astrológico de Joana Vasconcelos desenhado pela artista – a sua assinatura simbólica da obra -, conferindo-lhe um caráter duplamente místico, aprsenta, por sua vez, o atelier da artista plástica portuguesa.
‘Gateway’ é composta por cerca de 11.400 azulejos, cuidadosamente produzidos à mão na centenária fábrica Viúva Lamego, em Sintra. Cada azulejo é único e foi desenhado para a sua localização específica.
A colaboração entre o ateliê de Joana Vasconcelos e a Viúva Lamego acontece já há quase três anos e no caso de ‘Gateway’, passou pela criação de técnicas e processos inovadores para concretizar este projeto.
Gateway não é apenas uma piscina-obra; é uma composição de diferentes elementos, cuidadosamente articulados: a piscina e o pavilhão, envolvidos pelo pavimento de tijolo negro; a vegetação; a fonte; e os portões de ferro forjado a pontuar a entrada (Moongate e Sungate).
‘Gateway’ abre a banhos durante o Edinburgh Art Festival. Os visitantes podem pré-reservar horários para nadar na piscina ao longo do mês de agosto