Universidade do Minho vai criar um centro de investigação em Famalicão

Data:

A Universidade do Minho vai instalar em Vila Nova de Famalicão um laboratório de formação, investigação e conhecimento na área da Biologia Alimentar.
A estrutura ficará instalada no edifício da Didáxis, em Vale São Cosme, na mesma localidade onde a autarquia pretende instalar o futuro Centro Tecnológico das Carnes.
O laboratório nasce de um protocolo de cooperação entre a Universidade do Minho e o município de Vila Nova de Famalicão aprovado na passada segunda-feira.
Segundo uma nota divulgada pela autarquia famalicense, até ao final do ano cerca de 30 investigadores da Universidade do Minho estarão a trabalhar naquele concelho, mas o objetivo é expandir esta nova estrutura a outras áreas.
Para já, para além dos laboratórios de investigação, o espaço terá um conjunto de salas para formação e uma incubadora para transferência de conhecimento. “Os setores a privilegiar, no âmbito alimentar, são as carnes, as bolachas e produtos relacionados e os lacticínios, áreas identificadas como sendo de referência para o município”, refere a mesma nota.
Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, este espaço representa uma “mais valia para o concelho”, pois “vem acrescentar uma nova resposta ao nível do ensino e da investigação.”
De acordo com o protocolo, este projeto pretende responder à necessidade de reforçar a interação da Universidade do Minho com o município; contribuir para a dinamização da atividade económica; reforçar a atividade cientifica da UMinho em cooperação com o tecido industrial da região; apostar na formação avançada dos quadros das empresas; promover a transferência e valorização de conhecimento gerado e apostar em áreas de atividade económica emergente no concelho.
A autarquia de Vila Nova de Famalicão adquiriu recentemente as antigas instalações escolares da Didáxis para aí criar um centro de formação, investigação e inovação que cruze no mesmo espaço ensino e formação profissional, incubação de empresas e empreendedorismo, investigação e inovação.
Para além da Universidade do Minho, o edifício receberá a partir de setembro um polo do IPCA (Instituto Politécnico de Cávado e do Ave) que se vai juntar ao polo do IPB (Instituto Politécnico de Bragança) com oferta dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, em várias áreas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.