Porto acolhe o I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa

Data:

A cidade do Porto recebe amanhã o I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa, que reúne representantes da diáspora em seis áreas de atividade.

O I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e vai reunir no Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, representantes da diáspora em seis áreas de atividade: associativismo, ciência e conhecimento, economia e desenvolvimento, cidadania e luso-eleitos, gabinetes de apoio local e comunicação social.
Segundo uma nota divulgada pelo gabinete da Secretaria de Estado das Comunidades, estão inscritos no Congresso, 430 congressistas, de 36 países, com o objetivo “de reunir e promover a interação entre representantes das redes da Diáspora portuguesa enquanto agentes ativos nas comunidades dos países de acolhimento e nas comunidades de origem”.
“Pretende-se reconhecer e divulgar o valor das várias redes da Diáspora em todas as suas geografias e formatos institucionais e valorizar a sua função enquanto elementos de integração de Portugal no mundo”, refeer ainda a mesma nota.
Na sessão de abertura que decorre amanhã, 13 de julho, às 10h, participam o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro ministro, António Costa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o presidente da Câmara Muicipal do Porto, Rui Moreira, e a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco.
Na sessão de encerramento, intervêm o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o diretor geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela.
O evento visa, simultaneamente, assinalar os 25 anos da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que se cumprem este ano.
A iniciativa tem o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Universidade Lusófona.
A seguir à sessaão de abertura haverá uma conferência com o arcebispo português D. José Tolentino Mendonça, Arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.
A parte da terde será dedicada a seis painéis de debate: ‘Associativismo’, ‘Apoio Local’, a decorrer no Salão Nobre da Univ. Lusófona; ‘Ciência e Conhecimento’, ‘Economia Desenvolvimento’, ‘Cidadania’, ‘Comunicação Social’, ambos a decorrer na Ordem dos Contabilistas Certificados.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.