A histórica Marialva revive a lenda de ‘Maria Alva Pés de Cabra’

Data:

De 19 a 21 de julho, a de Marialva recebe a festa ‘Maria Alva Pés de Cabra’, do Ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’, que está a percorrer as Aldeias Históricas de Portugal.

Em Marialva há a promessa de muita animação para habitantes e turistas e da realização de várias atividades inspiradas naquela lenda, durante os três dias dedicados a‘Maria Alva Pés de Cabra’.
Em Marialva a lenda é contada de geração em geração, como a estória que deu origem ao nome da terra. De 19 a 21 de julho, a bonita donzela volta a ser recordada, num fim-de-semana repleto de animação, com mil e uma atividades e momentos imperdíveis.
De entrada livre, a festa “vai dar mais vida à Aldeia Histórica de Marialva, com concertos, oficinas de cozinha regional, trabalhos em feltro, visitas guiadas encenadas, passeios equestres, teatros de rua, mostra e venda de produtos regionais, showcooking, entre outros”, revela a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal num comunicado.
O progama começa na sexta, dia 19, às 21h, com um concerto de orquestra de guitarra na Igreja de Santiago, e um concerto de trio de jazz, no Largo do Pelourinho.
No sábado, 20 de julho, há visitas guiadas encenadas e passeios equestres, às 15h, e uma oficina artesanal no posto de turismo às 16h. Às 21h, Marialva recua no tempo e apresenta uma encenação da lenda ‘Maria Alva Pés de Cabra’, tendo o belo cenário do Castelo como pano de fundo.
No dia 21, às 14h, é inaugurado no Largo da Igreja de S. Pedro, o Mercadinho do Marquês, que reúne uma mostra e venda de produtos regionais, provas comentadas de produtos e um showcooking.
As visitas guiadas encenadas e passeios equestres regressam nesse dia, às15h, e o programa termina com um concerto de música de câmara, na Igreja de Santiago, às 15h30.
A festa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município da Mêda, junta de freguesia de Marialva, associações e agentes económicos locais.

A lenda da donzela…

A lenda de ‘Maria Alva Pés de Cabra’, conta que há muito tempo, vivia uma donzela muito formosa numa pequena aldeia do interior do país. Um certo dia, um nobre que por ali passava enamorou-se dela. Desejando pedi-la em casamento, decidiu encomendar a um sapateiro uns sapatos para oferecer à donzela.
Como se tratava de uma surpresa, e o sapateiro não tinha maneira de saber o tamanho dos seus pés, este pediu ao nobre para espalhar farinha aos pés da cama da donzela, para que esta deixasse a marca da farinha espalhada no chão quando se levantasse.
Qual não é o espanto do sapateiro quando descobre, pela forma deixada no chão, que a donzela tinha “pés de cabra”. Profissional como era, cumpriu a encomenda sem comentários, guardando segredo até do próprio cliente. Eis senão quando o nobre entrega o presente à donzela, que se apercebe que todos acabaram de descobrir o seu segredo… Aterrorizada, que se chamava Maria Alva, atirou-se da torre de menagem do castelo.
O ciclo ‘12 em rede-Aldeias em Festa 2019’ termina em dezembro. Depois de Marialva, a festa segue para Castelo Novo, de 26 a 28 de julho; Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.
As 12 aldeias históricas – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso – são verdadeiros paraísos escondidos que levam os visitantes numa viagem ao tempo e na história de Portugal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.