Oliveira do Bairro pede investigação à morte de peixes no rio Cértima

Data:

A Câmara de Oliveira do Bairro solicitou à Administração da Região Hidrográfica do Centro – Agência Portuguesa do Ambiente que investigue as causas do “aparecimento de peixes mortos no Rio Cértima”, registado nos últimos dias.

A situação foi comunicada na semana passada por um munícipe aos serviços de Ambiente do município que, “no próprio dia”, enviou técnicos ao local e remeteu o assunto para a “devida investigação do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR”.

“Alertado para a possibilidade da existência de um crime ambiental, este serviço da GNR esteve também no local, onde recolheu amostras de água e de peixes, remetendo conclusões para depois das referidas análises”, refere a autarquia presidida pelo centrista Duarte Novo.

Funcionários da autarquia deslocaram-se também ao local para recolher “o máximo possível dos peixes mortos”, que foram depois levados para a câmara frigorífica da autarquia, enquanto se aguarda a sua recolha e incineração por empresa especializada.

Duarte Novo garante que tem feito “várias diligências junto da Administração da Região Hidrográfica do Centro – Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de conseguir aferir a origem do problema”.

Um morador de Oliveira do Bairro confirmou o “aparecimento recorrente” de dezenas de peixes mortos, sobretudo carpas, no rio Cértima, a jusante de algumas unidades industriais de Águeda e Oliveira do Bairro.

“A água está escura e cheira mal”, relata a mesma fonte, assegurando que é uma situação que se repete várias vezes ao ano.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.