Hospital de Beja pioneiro no sul do país em técnica que trata problema cardíaco

Data:

O hospital de Beja realizou a primeira ablação de fibrilhação auricular pela técnica de crioablação no sul de Portugal, tornando-se “pioneiro” na região no procedimento “minimamente invasivo” para corrigir esta perturbação do ritmo cardíaco, foi  anunciado.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) informa que o seu Serviço de Cardiologia, situado no hospital de Beja, realizou, na passada sexta-feira, a primeira ablação de fibrilhação auricular pela técnica de crioablação na região sul.
No procedimento, no hospital de Beja, que “passa agora a dispor desta opção de tratamento”, foi tratado o primeiro doente com aquela técnica no sul de Portugal.
Trata-se de um procedimento “minimamente invasivo” utilizado para corrigir, através do isolamento elétrico das veias pulmonares na aurícula esquerda, a perturbação do ritmo cardíaco conhecida como fibrilhação auricular.
O procedimento foi realizado por uma equipa multidisciplinar composta pelo cardiologista Luís Moura Duarte, pela anestesista Luísa Elisiário, pelo electrofisiologista João de Sousa e pelo cirurgião cardíaco Javier Gallego, além de enfermeiros e técnicos de cardiopneumologia e radiologia da ULSBA.
A fibrilhação auricular é a anomalia mais comum do ritmo cardíaco e mais frequente à medida que se envelhece, refere a ULSBA, indicando que se estima que “afete cerca de 1% da população” e que se observa em 5% das pessoas com mais de 65 anos e em 10% com mais de 80 anos.
Segundo o cardiologista Luís Moura Duarte, citado no comunicado, a fibrilhação auricular “aumenta o risco” de insuficiência cardíaca e de acidente vascular cerebral (AVC) e é um “fator de risco para o desenvolvimento de demências”.
“É uma condição que aporta custos para a população e, por isso, é com orgulho que o hospital de Beja passa agora a ser um centro que vem ajudar a tratar esta patologia”, afirma Luís Moura Duarte.
A ablação pela técnica de crioablação neutraliza os impulsos elétricos anormais do tecido cardíaco e “pode ser a solução para tratar a fibrilhação auricular quando não está controlada pela medicação”, explica a ULSBA.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.