Seca dá facilidades no acesso de agricultores à água do Alqueva para gado e rega

Data:

A empresa gestora do Alqueva anunciou que vai facilitar o acesso de agricultores à água nas infraestruturas do empreendimento para abeberamento de gado e rega de emergência de culturas, devido à seca que afeta o Alentejo. Num comunicado enviado à imprensa, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) explica que se trata de uma das medidas que implementou para “auxílio aos agricultores no combate à seca climatérica”, que “também afeta a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA)”.

Neste sentido, a EDIA diz que “decidiu facilitar o acesso à água” disponível nas infraestruturas e reservatórios do EMFA “para fins de abeberamento de gado e, sempre que tecnicamente possível, para rega de emergência de culturas”.

Segundo a empresa, os agricultores que desejem obter acesso à água para abeberamento de gado ou rega de emergência de culturas devem dirigir-se à sede da EDIA, em Beja, ou às delegações dos vários perímetros de rega do EFMA para se inscreverem.

A EDIA indica que facilitou os procedimentos administrativos para “assegurar a flexibilização e a facilitação de pontos de acesso à água para rega, a título precário, através de reservatórios, albufeiras do sistema primário e hidrantes periféricos da rede primária e secundária de rega” do EFMA.

Com base na informação prestada pelos agricultores, a EDIA informa que irá analisar qual o ponto da rede e as condições em que os volumes requeridos poderão ser disponibilizados.

O preço da água destinada à rega é fixado de acordo com o despacho que fixa o tarifário para fornecimento de água do EFMA e que pode ser consultado no sítio de Internet da EDIA.

O mais recente Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, divulgado no dia 04 deste mês, indicava que a situação de seca meteorológica manteve-se no final de junho, tendo-se verificado um “ligeiro aumento” da área em seca extrema na região sul.

De acordo com o boletim, 33,9% do território continental estava em seca extrema ou severa, 22,7% em seca moderada e 40,9% em seca fraca.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.