Governo da Madeira aprova candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO

Data:

O Conselho do Governo Regional da Madeira aprovou a proposta de candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O Governo liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque aprovou ainda o Plano de Ação para o período 2020-2025, que define a sua estratégia de gestão, e formalizou a criação do grupo de trabalho Porto Santo a Reserva da Biosfera incumbido de acompanhar a respetiva candidatura.
A candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera fundamenta-se “nas características muito peculiares da ilha, possuidora de ecossistemas bem preservados e detentores de espécies de excecional interesse para a conservação da natureza e da biodiversidade, sendo reconhecida pela diversidade e beleza das suas paisagens naturais e humanizadas, destacando-se a imensidão da sua praia, a sua ruralidade e o seu povo”.
Para o Governo, a candidatura visa afirmar a “ilha atlântica como um território diferenciado e pioneiro no âmbito da sustentabilidade, com uma estratégia concertada de harmonização entre o desenvolvimento local e o respeito pela conservação da natureza e valorização do seu património e das suas gentes, contribuindo para a sua promoção económica e social”.
Na reunião de hoje, o executivo aprovou ainda Decreto Regulamentar Regional que fixa em 745 euros o valor por metro quadrado de área útil padrão para vigorar no ano 2019 para a indústria da construção.
Aprovou também a resolução que concede um auxílio financeiro complementar a cada bordadeira, num valor até 100 euros, destinado a apoiar os custos com a aquisição dos meios de produção, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.
A resolução relativa ao auxílio financeiro complementar aos viticultores da região, até 250 euros em função da área declarada na ficha de viticultor de cada beneficiário no ano de 2018, destinado a apoiar os fatores de produção, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, também foi aprovada.
O Governo da Madeira decidiu aprovar o Relatório e a Conta de Gerência do ano de 2018 e remeter estes documentos à Assembleia Legislativa Regional da Madeira e ao Tribunal de Contas.
Foram também aprovados dois louvores: à associação cultural sem fins lucrativos Teatro Metaphora – Associação de Amigos das Artes e os seus membros, e ao atleta madeirense Marcos Freitas, “pelo excelente resultado obtido, ao vencer ao serviço da Seleção Nacional de Ténis de Mesa a medalha de bronze nos II Jogos Europeus de Minsk, no torneio de equipas”.
O louvor é estendido à seleção nacional e aos técnicos e dirigentes da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e tem em conta que, com a obtenção daquele resultado, o atleta prestigiou o nome da Região Autónoma da Madeira.
Outro atleta madeirense alvo de um louvor foi Nuno Pereira, do Sporting Clube de Portugal, ao sagrar-se Campeão da Europa de atletismo no escalão de Sub-20.
Foi atribuído outro louvor ao atleta Pedro Silva, do Clube Desportivo Nacional, por ter vencido, ao serviço da Seleção Nacional de Futebol de Praia, os II Jogos Europeus de Minsk.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.