Ruas Floridas aguardam mais de 500 mil visitantes em Redondo

Data:

As ruas da vila de Redondo, no Alentejo, vão estar ornamentadas com flores, figuras e outros motivos em papel colorido, a partir de sábado, durante as festas Ruas Floridas, que esperam mais de 500 mil visitantes.

Consideradas uma das principais manifestações culturais do Alentejo, as tradicionais festas, promovidas pelo município, têm periodicidade bienal e a edição deste ano, que decorre até ao dia 04 de agosto, conta com 28 ruas enfeitadas, com temáticas diferentes, e cerca de 30 mil metros quadrados de ocupação com motivos de papel.

O presidente da Câmara de Redondo, no distrito de Évora, António Recto, adiantou hoje à agência Lusa que este ano são esperados “mais de 500 mil visitantes, um número semelhante ao da edição de 2017”.

A ornamentação das ruas da vila alentejana envolve, segundo os promotores, “um trabalho voluntário de criatividade e imaginação que ocupa entre 400 e 500 pessoas”, além de “toneladas de papel” e outros materiais que a autarquia adquire.

“Há pessoas que estão desde setembro e outras desde outubro do ano passado a trabalhar nas ornamentações”, observou António Recto, indicando que o município investe entre 200 a 300 mil euros nas festas deste ano.

Uma das voluntárias, Luísa Calapez, acompanha há muitos anos a preparação das festas, por ser funcionária municipal, mas só há cerca de 12 anos é que começou a fazer flores, por apreciar o trabalho da população.

“De ano para ano, as pessoas querem mostrar sempre melhor e fazer trabalhos com mais pormenores” para que “elogiem a sua rua”, contou à Lusa, referindo que existe também uma “competição saudável” entre a população para mostrar que “a sua rua é melhor que a dos outros”.

Luísa Calapez, que é a responsável pela Oficina das Ruas Floridas, em Redondo, é uma das pessoas envolvidas na ornamentação, que trabalha desde novembro do ano passado, com outros moradores da Rua Cândido dos Reis, na decoração desta artéria com o tema “O Jardim das Fadas”.

Depois de um longo interregno, o município retomou há 26 anos as tradicionais festas populares da vila, em que a população ornamenta as ruas com figuras, flores e outros motivos em papel colorido, com entrada livre.

Os temas escolhidos pelos moradores, considerados autênticos artistas, são os mais variados, desde motivos etnográficos e florais até histórias imaginárias e exóticas, num evento que “abrange uma área grande da vila” e que em 2017 recebeu mais de meio milhão de visitantes.

Cada rua apresenta um tema diferente, escolhido livremente pelos moradores, que o mantêm em segredo até ao dia da saída do programa.

Os registos escritos mais antigos indicam que a ornamentação das ruas remonta a 1838, tendo passado a ter caráter bienal em 1998.

O programa dos festejos inclui, entre outras iniciativas, espetáculos musicais, com destaque para as atuações de Anselmo Ralph, no primeiro dia, e Toy, a 01 de agosto, encontros de bandas filarmónicas, festival de folclore, corrida de toiros, atividades desportivas, atuação de dj e animação de rua.

Fado, cante alentejano, gastronomia, exposições e mostras de artesanato e de produtos regionais são outros atrativos das festas.

Corrida de toiros a 2 de agosto

O Coliseu de Redondo, no distrito de Évora, recebe, no dia 02 de agosto, uma corrida de toiros à portuguesa, que conta com a participação dos cavaleiros João Moura Júnior, Marcos Bastinhas e António Prates.

Neste festejo taurino, marcado para as 21:45, vão ser lidados seis toiros da ganadaria António Silva, cabendo as pegas aos forcados Amadores do Ribatejo e de Redondo.

A corrida, integrada nas festas Ruas Floridas, é promovida pela Associação Tauromáquica Redondense e estarão em disputa o prémio Simão da Veiga Júnior, para a melhor lide a cavalo, e o prémio Miguel Capinha Alves, para a melhor pega.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.