Contam as gentes da Serra da Gardunha que, em tempos, luzes misteriosas surgiram no céu, cruzando-se a grande velocidade, como uma épica batalha entre seres extraterrestres.
Acontecimentos sobrenaturais, a fazer lembrar os fenómenos celestais do séc. XVI (Nuremberga, em 1561 e Basileia, cinco anos depois, em 1566), que para sempre ficaram marcados no imaginário popular.
É, assim, ‘A Grande Batalha da Gardunha’, que, até domingo, inspira a festa do Ciclo ‘12 em Rede’ na Aldeia Histórica de Castelo Novo.
Castelo Novo, um magnífico anfiteatro medieval em plena Serra da Gardunha vai ser palco de momentos de grande festa e animação, com várias atividades criadas em torno da lenda dos avistamentos extraterrestres da Serra, convida a Associação Aldeias Históricas de Portugal.

‘A Grande Batalha da Gardunha’ inspira, até domingo, a festa do Ciclo ‘12 em Rede’ na Aldeia Histórica de Castelo Novo
Concertos de música antiga, provas de vinhos, oficinas gastronómicas e visitas guiadas são apenas algumas das sugestões da festa para os habitantes e visitantes de Castelo Novo, que neste fim-de-semana vão viver emoções inesquecíveis naquela Aldeia Histórica.
O evento é de entrada gratuita, mas todos os concertos e atividades são de reserva obrigatória. As inscrições podem ser feitas através do e-mail castelonovo@fundaoturismo.pt ou do telefone 275 561 501
Ateliers e um concerto encenado
Um concerto encenado sobre ‘Os Hábitos de D. João V’, vai decorrer pelas 22h30 Igreja Matriz de Castelo Novo, no sábado, 27 de julho.
Ainda nesse fim-de-semana, os mais pequenos podem aproveitar para descobrir o ateliê Histórias Criativas, um projeto lúdico-educativo criado pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal em Castelo Novo, onde, além de workshops, haverá também tempo para a hora do conto.
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município do Fundão, junta de freguesia de Castelo Novo, associações e agentes económicos locais.
A iniciativa é apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
O ciclo ‘12 em rede | Aldeias em Festa 2019’ só termina em dezembro. Depois de Castelo Novo, a festa segue para Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.
Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 belas – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
“Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a história de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos”, convida a Associação Aldeias Históricas de Portugal.