Belmonte vai assinar em 02 de setembro um acordo de geminação com a cidade de São Paulo, Brasil.
Em comunicado, a autarquia de Belmonte destaca a importância que esta parceria pode ter em termos futuros, visto que está em causa a “capital económica do Brasil”, que possui o décimo maior Produto Interno Bruto do mundo.
“Foi uma vitória diplomática conseguir este acordo. Uma vila da dimensão pequena como Belmonte conseguiu captar a atenção deste gigante financeiro e que possui uma das maiores comunidades judaicas do mundo”, sublinha o presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha (PS).
Para o autarca desta vila portuguesa onde estão as origens de Pedro Álvares Cabral, navegador português que descobriu o Brasil, esta parceria também representa um “abrir de portas para outra realidade”, com a qual Belmonte poderá ter “muito a ganhar nos próximos anos”.
“Espero que as pessoas percebam a importância deste passo em termos futuros”, acrescenta António Rocha.
![]() | ![]() |
O município de Belmonte destaca ainda a relação que tem vindo a ser estabelecida com a cidade de Nova Friburgo, cidade do estado do Rio de Janeiro, o que levou uma comitiva da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo a visitar Belmonte e a Covilhã, entre os dias 17 e 19, numa ação realizada em conjunto com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP).
Na sequência desta deslocação, a AECBP anunciou que foi estabelecido um compromisso entre os intervenientes para a “troca de sinergias, saberes e experiências da sua realidade empresarial e na implementação de parcerias e projetos que catapultem o desenvolvimento económico e empresarial da Cova da Beira e Nova Friburgo”.
“Depois das primeiras impressões retiradas pela associação brasileira em território português, prevê-se, em breve, a incursão de uma comitiva regional a Nova Friburgo para contacto com a realidade empresarial da cidade transatlântica, conhecida pela sua atividade económica nas áreas da indústria metalúrgica, moda íntima e cervejaria”, acrescenta a AECBP.