“Red Burros” promove desafio entre avião de acrobacias e automóvel em Mogadouro

Data:

O festival aéreo “Red Burros Fly-In”, que se realiza em Mogadouro, assinala no sábado o seu 10.º aniversário promovendo um desafio “único” entre um automóvel e um avião de acrobacias.

“Vamos colocar na pista do aeródromo de Mogadouro um automóvel de grande cilindrada que vai competir com um avião de acrobacias do estilo ‘Red Bull’. Este será um dos pontos altos do festival”, explicou o diretor do Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM), João Corredeira.

Também as acrobacias feitas por um planador vindo da Alemanha que, segundo a organização, “proporcionará momentos únicos e plenos de adrenalina” é outra das novidades desta edição.

O “Red Burros Fly In” é um festival aeronáutico que se realiza há 10 anos consecutivos no AMM e que tem como pontos altos a exposição de vários modelos de aviões e planadores, demonstrações de modelismo, além de batismos de voo e passeios.

“Temos como cabeça de cartaz deste ‘Red Burros’ o piloto espanhol Cástor Fantoba, considerado um dos melhores pilotos de acrobacia e que é o atual campeão europeu da modalidade”, adiantou o responsável.

Nomes de “topo da acrobacia aérea nacional vão marcar presença no festival, como é caso da Aerobática, Citabria Fly For Fun, Patrulha Fantasma, e os YakStares, além de uma formação que vai juntar diversos modelos de aeronaves de asa fixa.

Os saltos em paraquedas protagonizados pela equipa “Falcões Negros”, do Exército português, será outro dos atrativos, bem como os voos de manhã e à noite em balão de ar quente (caso as condições climatéricas o permitam).

Segundo o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, tem havido um número crescente de pilotos a solicitar participação no evento aeronáutico e até ao momento já estão inscritas 103 aeronaves, número que poderá subir.

Contudo, questões de logística e segurança levaram a organização a “conter o número de inscrições”.

“Assinalamos o 10.º aniversario e estamos certos de que este festival é uma marca no território nacional, mas também na península ibérica, dentro deste género de iniciativas”, concretizou o autarca.

O responsável garante mesmo que o festival “Red Burros Fly in” é já uma “imagem de marca do concelho de Mogadouro e tem de ser mantido”.

“Este festival traz retorno económico para o concelho e traz gente”, frisou o autarca.

Para os promotores do festival, o nome colocado ao evento caiu bem na opinião pública já que o ‘Red’ “significa o sangue, alma e empenho dado ao festival” e “a [outra] palavra faz jus a um animal que está na moda e sempre teve ligações à região [o burro]”.

“Será um festival um pouco diferente em relação aos anteriores. Contudo, as máquinas voadoras e os burros são as principais atrações, num festival que se vai impondo pelo empenho da organização”, acrescentou Francisco Guimarães.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.