Vão ser dez quilómetros de via pedonal e ciclável a ligar Vila Nova de Famalicão à Póvoa de Varzim.
A Via Ciclo-Pedonal vai percorrer o ramal da antiga linha férrea e o auto de consignação foi assinado esta amanhã em Outiz, junto ao antigo apeadeiro da estação de comboios.
“Aproveitando a plataforma da antiga linha do caminho-de-ferro, entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim, proceder-se-á à implementação de via dedicada à circulação pedonal e ciclável, funcionando como canal de ligação entre os núcleos urbanos adjacentes e o centro da cidade”, explica a autarquia de V. Nova de Famalicão numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
O principal objetivo é requalificar e reutilizar o percurso com dez quilómetros de extensão “potenciando-se a sua utilização como infraestrutura de mobilidade através da utilização de meios suaves de transporte”.
Segundo a autarquia famalicense, a obra foi adjudicada à empresa DACOP pelo valor de 1.994.842 milhões de euros e deverá ser executada no prazo de um ano.
Com verbas aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), assinado entre a autarquia e o Programa Operacional Norte 2020, o município tem garantido um cofinanciamento FEDER.
Esta Via Ciclo-Pedonal vai juntar-se a um percurso semelhante criado na Póvoa de Varzim o que perfaz uma via ciclo-pedonal com cerca de 30 quilómetros de extensão.
Uma via ciclo-pedonal vai ligar Famalicão à Póvoa de Varzim
