TAP Air Portugal com avião Carlos Paredes homenageia mestre da guitarra portuguesa

Data:

 

Miguel Frasquilho presidente do conselho de Administração da TAP, perante uma plateia de convidados, referiu “hoje é um dia muito importante para a TAP Air Portugal e, permitam-me para o nosso país. O novo Airbus A320 Neon com a matrícula CS-TVD, será batizado, com um nome que nos diz muito, e a Portugal inteiro.

Em memória e honra desse grande mestre da guitarra, portuguesa, esta nova aeronave será baptizada com o nome de Carlos Paredes. Importante é desta forma que a TAP homenageia um importante compositor e intérprete da guitarrista portuguesa, instrumento que muito ajudou a divulgar por esse mundo fora, através de uma obra excepcional, ao longo de várias décadas. Entre as obras do compositor de “ Verdes Anos” encontram-se albuns que se são considerados “obras primas” como: guitarra portuguesa; movimento perpétuo; espelho de sons ou asas sobre o mundo verdadeiras obras primas.

Miguel Frasquilho presidente Conselho Administração TAP no seu discurso

Carlos Paredes realizou recitais em vários países e criou composições musicais para o cinema, teatro ou ballet. A sua obra assume na cultura musical portuguesa, um valor inestimável” Continuou o seu discurso salientando que a “TAP tem 74 anos de vida fantásticos e, como é natural e felizmente acontece, tem vários momentos historicamente importantes e este é, permitam-me um desses momentos. Ao longo dos últimos anos a TAP tem vindo a percorrer um processo de transformação virtuoso, com crescimento, novas aeronaves, como esta, novas rotas. A TAP tem vindo a contribuir de forma crescente, para afirmar Portugal no mundo e, pretendemos contribuir ainda mais e para este desígnio nada como puder contar com este ícone da cultura portuguesa o Carlos Paredes, eternamente connosco nestas “asas sobre o mundo”. Prosseguindo salientou “ para mim como Presidente do Conselho de Administração do Grupo Tap e para todos que estão aqui, é um orgulho enorme podermos aqui estar a homenagear o Carlos Paredes.

 

Luisa Amaro a viúva do compositor

Eu diria que hoje todos juntos estamos a fazer história. Em 1990 o albúm “ Asas sobre o Mundo” que continha duas composições criadas para a TAP e que, tinha sido apresentado nas comemorações do nossos 45º aniversário, foi levado à época ás 57 cidades que a TAP operava na altura. Hoje passados quase 30 anos, com muito orgulho podemos ir com o Carlos Paredes e levar tudo o que de magnifico a TAP e Portugal representa a mais de 90 destinos em todo o mundo. A TAP é sem dúvida cada vez mais Portugal no mundo e o mundo em Portugal! E a partir de agora com o Carlos Paredes selo-á ainda mais”! O avião, que integra a frota do Médio Curso da Companhia, realizou-se num dos hangares da TAP. Esta homenagem, que celebra o percurso profissional e pessoal do artista, aconteceu no dia em que se assinalam os 15 anos da sua morte. A cerimónia contou com a atuação especial de Luísa Amaro, viúva do guitarrista, e com a presença de família, de centenas de trabalhadores da TAP, do Chairman e do CEO da Companhia, bem como de alguns convidados. Discursou depois a viúva do guitarrista, que relembrou o que Carlos Paredes adorava viajar na TAP por as tripulações deixarem levar a sua guitarra na bagagem de cabine a tratarem com muito cuidado e quando não viajava na TAP pelo mundo tinha sempre essa preocupação. Leu um texto de Cristina Paredes, filha do compositor e guitarrista, que não pode estar presente que relembrou o que “ sei como meu pai preferia viajar coma TAP e da sua angústia quando tal não era possível. Comentava inúmeras vezes como a tripulação a TAP o tratava com amizade, mas principalmente como tratava o transporte da sua guitarra, dizia-me – a guitarra é um instrumento muito melindroso e os meus amigos deixam-me traze-la na cabine. A partir deste momento o nome de Carlos Paredes percorrerá os céus e tudo terá um significado e um simbolismo muito especial, para todos nós em geral e para a cultura portuguesa em particular”

 

ANTÓNIO FREITAS ( TEXTO E FOTOS)

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.