O Centro histórico da Covilhã vai ser durante as noites de verão palco de várias iniciativas que aliam música, património, arte urbana e teatro, anunciou aquele município do distrito de Castelo Branco.
Com o nome “Verão no Centro Histórico”, este programa resulta de uma parceria entre a Câmara da Covilhã e o projeto de divulgação Sound & Vision, e prolonga-se entre os dias 03 de agosto e 14 de setembro com o objetivo de dinamizar e dar vida àquela zona da cidade.
“Todos os sábados, às 21:30, o centro histórico da Covilhã acolhe uma visita guiada encenada pela atriz Joana Poejo, seguida de concertos de projetos musicais de qualidade em locais emblemáticos do coração da cidade. Artistas e público reúnem-se nestes locais, que se transformam por uma noite em palcos de espetáculos musicais”, refere a informação enviada à agência Lusa.
Lembrando o sucesso conquistado em 2018 por esta iniciativa, a organização salienta que nesta segunda edição o programa manterá a aposta para levar os covilhanenses a sair de casa e a participarem nas diferentes ações.
A primeira destas noites culturais terá lugar no dia 03 de agosto, nas imediações da Capela do Calvário, com uma visita guiada encenada que dará a conhecer mais sobre aquele local e que será seguida do espetáculo de dança “A Mão, o Animal e o Mistério”, inserido no projeto “Cultura em Rede”, desenvolvido pelas autarquias pertencentes à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).
A noite termina com o concerto de Raquel Ralha & Pedro Renato.
A música prossegue no dia 10 de agosto, com os covilhanenses “Flávio Torres & Os Canalhas”, na Rua dos Bombeiros Voluntários, junto ao Arquivo Municipal.
No dia 17, o programa conta com os “Indignu”, banda pós-rock de Barcelos, que atuará na Rua António Augusto de Aguiar, junto à antiga PSP.
“Birds are Indie” é a banda que se apresenta no dia 24, na Rua Direita, e no dia 31, os covilhanenses “Solipsa”, de Pedro Santos e Renato Folgado, mostram-se no Largo 5 de Outubro.
Em setembro, no dia 07, os Flying Cages, banda rock de Coimbra, estreia-se na Covilhã a tocar na Avenida Frei Heitor Pinto, junto à Fonte das Três Bicas.
“O “Verão no Centro Histórico” termina a 14 de setembro, na Praça do Município, com o concerto dos “A Jigsaw”.
A informação também especifica que os concertos são organizados pelo município em parceria com um patrocinador, contando ainda com a colaboração do Kayzer Ballet, WOOL, ASTA e Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor.
As visitas guiadas contam nesta edição com a participação das Adufeiras da Casa do Povo do Paul, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, do CAI, da Grande Roda, do Rancho de Unhais da Serra, do Rancho Folclórico da Boidobra, do Rancho Folclórico do Grupo Recreativo Vitória de Santo António e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio.