Redondo dedica Prémio Literário Hernâni Cidade 2019 a texto humorístico

Data:

O Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pelo município de Redondo, no distrito de Évora, contempla este ano a modalidade de texto humorístico com o tema “O que é ser alentejano?”, foi hoje divulgado.

A iniciativa pretende homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila alentejana de Redondo, e incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos.

A edição 2019 do prémio vai atribuir aos três primeiros classificados, respetivamente, 750, 375 e 250 euros, prevendo ainda o regulamento a atribuição de menções honrosas.

Os trabalhos concorrentes têm de ser entregues até ao dia 10 de outubro, sendo que cada participante pode concorrer apenas com um trabalho, e os prémios serão entregues a 30 de novembro, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.