Câmara de Vila Real plantou 400 árvores este ano na cidade

Data:

A Câmara de Vila Real anunciou hoje ter plantado este ano mais de 400 árvores de 50 espécies no espaço urbano, uma medida que tem como objetivo contribuir para a qualidade ambiental da cidade.

O presidente da autarquia, Rui Santos, afirmou que a presença de “arvoredo em espaço público urbano apresenta benefícios inquestionáveis”, como a “melhoria do ambiente urbano” através da produção de oxigénio, da redução dos níveis de poluição do ar e sonora, regulação térmica protegendo da entrada de geadas e calor nas casas ou a atração para a avifauna, o que contribui para a diminuição de pragas e doenças.

Para o efeito, o autarca referiu que o município procedeu à plantação, durante o ano de 2019, de mais de 400 árvores de 50 espécies, desde aroeiras, araucárias, amoreiras ou castanheiro da Índia.

A câmara tem sido alvo de críticas, por parte de associações ambientalistas e cidadãos, que utilizam principalmente as redes sociais, devido ao abate de árvores no âmbito de projetos de requalificação de artérias da cidade.

Rui Santos refutou as críticas e disse que a questão tem sido aproveitada para fazer política de forma “muito pouco fundamentada”.

“Temos mais árvores do que tínhamos e temos árvores adequadas ao espaço urbano”, sublinhou.

O presidente disse que a plantação de árvores na cidade dá corpo ao objetivo da câmara municipal de “continuar o seu processo de conformação do espaço público às necessidades atuais e futuras dos cidadãos”.

Também hoje o autarca anunciou a conclusão do processo de modernização da Empresa Municipal de Água e Resíduos (EMAR) de Vila Real, que disponibiliza, a partir de agora, um “novo canal de comunicação de leituras”, acabando com as faturas por estimativa.

Os clientes poderão ligar o número gratuito 259330809 para fornecerem as leituras dos consumos mensais de água.

Rui Santos disse que se procedeu a uma “revolução no relacionamento comercial com os clientes” da EMAR.

Para o efeito, referiu, foram realizadas obras no espaço de atendimento ao público, depois introduzida a fatura da água detalhada em litros consumidos e, em abril, foi lançada a campanha promocional “EMAR 2.0” que, através da aplicação móvel “My Aqua – EMAR Vila Real”, permite um relacionamento “em qualquer hora e lugar” com os clientes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.