O município de Santarém lançou a campanha “Venha Viver Santarém”, direcionada aos milhares de pessoas que no verão procuram o complexo aquático municipal sem passarem pela cidade.
Promovida pela empresa municipal Viver Santarém, a iniciativa passa pela disponibilização de um autocarro turístico descapotável, de acesso gratuito, que entre as 12:00 e as 16:00 circula entre o complexo aquático e o centro da cidade, com paragem junto ao mercado municipal.
A iniciativa inclui ainda a disponibilização de uma aplicação com informação sobre locais de turismo e de lazer na cidade, bem como de lojas e restaurantes aderentes, os quais emitem ‘vouchers’ para entradas gratuitas no complexo aquático, para quem fizer compras de valor igual ou superior a 10 euros.
O presidente do conselho de administração da Viver Santarém, João Leite, disse à Lusa que a ideia de lançamento da campanha surgiu depois da tomada de posse, há cerca de três meses, no âmbito de conversas com Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal, a partir de dados que apontam para uma elevada percentagem de visitantes que se dirigem especificamente ao complexo aquático sem passarem pela cidade.
Com a iniciativa, o município pretende “incentivar, motivar e criar oportunidades para que os visitantes do complexo aquático municipal de Santarém possam fluir e usufruir do centro histórico da cidade”.
João Leite referiu a intenção de “introduzir valor na economia local” e de criar “interação” dos visitantes com o centro histórico da cidade.
Inaugurado em 2001, o Complexo Aquático Municipal de Santarém ocupa uma área com cerca de 1.800 metros quadrados e é composto, no exterior (apenas aberto no verão), por uma piscina recreativa, piscina de ondas, uma piscina de baixa profundidade para crianças, chapinheiro para bebés, escorregas e pistas fofas, zona de espreguiçadeiras (150) e um vasto relvado com 90 colmos e capacidade para colocação de 300 chapéus-de-sol e um bar com esplanada.
No interior, aberto todo o ano, existe uma piscina desportiva com 25 metros, capacitada para receber todo o tipo de provas da Federação Portuguesa de Natação, uma piscina de aprendizagem e um tanque para adaptação ao meio aquático. No primeiro andar do edifício há um restaurante/cafetaria e uma bancada com 420 lugares com vista para a piscina desportiva.