Parlamento saúda 50 anos da ida da Humanidade à Lua

Data:

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de saudação apresentado pelo PS pelos 50 anos da ida da Humanidade à Lua.

“`A Águia aterrou´. Com estas palavras ouvidas pelo rádio, a 20 de julho de 1969, milhões de pessoas em todo o mundo ficaram a saber que se aproximava o momento determinante da viagem iniciada dias antes”, recorda o texto socialista, assinado pelo deputado Pedro Delgado Alves.

O voto lembra a “primeira alunagem no Mar da Tranquilidade e a primeira caminhada realizada por um ser humano na superfície lunar”.

“A frase emblemática de Neil Armstrong, de que teria sido dado um pequeno passo para um homem e um salto gigante para a Humanidade, ecoa ainda como registo do feito notável que o conhecimento humano permitiu gerar”, refere o texto, que recorda o “quadro de competição científica marcada pela guerra fria” entre Estados Unidos e União Soviética em que aconteceu este marco histórico.

Na parte resolutiva do voto hoje aprovado, a Assembleia da República saúda o 50.º aniversário da primeira alunagem, “reiterando a sua visão de valorização dos projetos de exploração espacial vocacionados para fins pacíficos e científicos e para o desenvolvimento da Humanidade, endereçando cumprimentos a todos os que nela se envolveram e participaram desde a década de 50, em múltiplos países”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.