Lenda de “Maria Alva Pés de Cabra” anima Marialva no fim de semana

Data:

A lenda de “Maria Alva Pés de Cabra” serve de mote para três dias de festa na Aldeia Histórica de Marialva, no concelho de Mêda, distrito da Guarda.

Segundo a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, a lenda que está associada a uma donzela, que se chamava Maria Alva e que terá dado origem ao nome da terra, é o tema do próximo evento do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” que, entre sexta-feira e domingo, vai levar animação a Marialva.

“Reza a lenda que, há muito tempo, vivia uma donzela muito formosa numa pequena aldeia do interior do nosso país. Um certo dia, um nobre que por ali passava enamorou-se dela. Desejando pedi-la em casamento, decidiu encomendar a um sapateiro uns sapatos para oferecer à donzela”, refere a organização em comunicado.

A fonte acrescenta que, “como se tratava de uma surpresa e como o sapateiro não tinha maneira de saber o tamanho dos seus pés, este pediu ao nobre para espalhar farinha aos pés da cama da donzela, para que esta deixasse a marca da farinha espalhada no chão quando se levantasse”.

“Qual não é o espanto do sapateiro quando descobre, pela forma deixada no chão, que a donzela tinha ‘pés de cabra’; mas profissional como era, cumpre a encomenda sem comentários, guardando segredo até do próprio cliente. Eis senão quando o nobre entrega o presente à donzela, que se apercebe que todos acabaram de descobrir o seu segredo… Aterrorizada, atira-se da torre de menagem do castelo. A donzela chamava-se Maria Alva”, remata.

A lenda de Marialva, que é contada de geração em geração, volta a ser recordada num fim de semana “repleto de animação, com mil e uma atividades e momentos imperdíveis”.

De entrada livre, a festa “Maria Alva Pés de Cabra” promete “dar mais vida” à Aldeia Histórica de Marialva, com concertos, oficinas de cozinha regional, trabalhos em feltro, visitas guiadas encenadas, passeios equestres, teatros de rua, mostra e venda de produtos regionais, ‘showcooking’, entre outras atividades.

Um dos destaques do programa vai para sábado, às 21:00, quando Marialva “recua no tempo e apresenta uma encenação da lenda Maria Alva Pés de Cabra, com o magnífico cenário do castelo da Aldeia Histórica como pano de fundo”, segundo os promotores.

O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município da Mêda, Junta de Freguesia de Marialva, associações e agentes económicos locais.

Depois de Marialva, o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” prossegue em Castelo Novo (de 26 a 28 de julho), Castelo Rodrigo, (06 a 08 de setembro), Castelo Mendo (27 e 28), Trancoso (11 a 13 de outubro), Idanha-a-Velha (01 a 03 de novembro), Monsanto (08 a 10), Almeida (29 e 30) e Belmonte (27 a 30 de dezembro).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.