A lenda de “Maria Alva Pés de Cabra” serve de mote para três dias de festa na Aldeia Histórica de Marialva, no concelho de Mêda, distrito da Guarda.
Segundo a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, a lenda que está associada a uma donzela, que se chamava Maria Alva e que terá dado origem ao nome da terra, é o tema do próximo evento do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” que, entre sexta-feira e domingo, vai levar animação a Marialva.
“Reza a lenda que, há muito tempo, vivia uma donzela muito formosa numa pequena aldeia do interior do nosso país. Um certo dia, um nobre que por ali passava enamorou-se dela. Desejando pedi-la em casamento, decidiu encomendar a um sapateiro uns sapatos para oferecer à donzela”, refere a organização em comunicado.
A fonte acrescenta que, “como se tratava de uma surpresa e como o sapateiro não tinha maneira de saber o tamanho dos seus pés, este pediu ao nobre para espalhar farinha aos pés da cama da donzela, para que esta deixasse a marca da farinha espalhada no chão quando se levantasse”.
“Qual não é o espanto do sapateiro quando descobre, pela forma deixada no chão, que a donzela tinha ‘pés de cabra’; mas profissional como era, cumpre a encomenda sem comentários, guardando segredo até do próprio cliente. Eis senão quando o nobre entrega o presente à donzela, que se apercebe que todos acabaram de descobrir o seu segredo… Aterrorizada, atira-se da torre de menagem do castelo. A donzela chamava-se Maria Alva”, remata.
A lenda de Marialva, que é contada de geração em geração, volta a ser recordada num fim de semana “repleto de animação, com mil e uma atividades e momentos imperdíveis”.
De entrada livre, a festa “Maria Alva Pés de Cabra” promete “dar mais vida” à Aldeia Histórica de Marialva, com concertos, oficinas de cozinha regional, trabalhos em feltro, visitas guiadas encenadas, passeios equestres, teatros de rua, mostra e venda de produtos regionais, ‘showcooking’, entre outras atividades.
Um dos destaques do programa vai para sábado, às 21:00, quando Marialva “recua no tempo e apresenta uma encenação da lenda Maria Alva Pés de Cabra, com o magnífico cenário do castelo da Aldeia Histórica como pano de fundo”, segundo os promotores.
O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município da Mêda, Junta de Freguesia de Marialva, associações e agentes económicos locais.
Depois de Marialva, o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” prossegue em Castelo Novo (de 26 a 28 de julho), Castelo Rodrigo, (06 a 08 de setembro), Castelo Mendo (27 e 28), Trancoso (11 a 13 de outubro), Idanha-a-Velha (01 a 03 de novembro), Monsanto (08 a 10), Almeida (29 e 30) e Belmonte (27 a 30 de dezembro).