CDS/PP questiona Governo sobre futuro do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão

Data:

O CDS/PP questionou o Governo sobre o futuro do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, situado em Nelas, por temer que, se não forem tomadas “medidas imediatas”, acabe por desaparecer “um património fundamental para a região”.

Numa pergunta enviada ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, os deputados Hélder Amaral, Patrícia Fonseca e Ilda Araújo Novo perguntam se “vai ou não haver vindimas nas vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão”.

Os deputados querem também saber “qual é a solução – em termos de meios humanos, técnicos e financeiros – que o Governo tem para evitar o fim do centro e proteger um património fundamental para a região”.

Em setembro de 2018, os deputados já tinham questionado o ministro sobre o mesmo assunto. Na altura, a resposta que receberam foi a de que a vindima das vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão seria “efetuada em função, naturalmente, das condições de maturação das uvas” e que os recursos humanos existentes garantiam “o funcionamento das atividades do centro”.

No entanto, Hélder Amaral, Patrícia Fonseca e Ilda Araújo Novo referem que “chegou ao conhecimento do grupo parlamentar do CDS/PP que, mais uma vez, este ano, não há vindima nas vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão”.

No seu entender, “é notório o desprezo a que o atual Governo está a votar este baluarte da região, podendo vir a levar à sua morte, caso não sejam tomadas medidas imediatas”.

“Com a sua morte, perde-se também a grande enciclopédia do Dão”, alertam.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.