Gumarães já está a preparar as Festas da Cidade e Gualterianas

Data:

O programa das Festas da Cidade e Gualterianas, que se realizam de 2 a 5 de agosto, em Guimarães, foi anunciado esta terça-feira, e terá uma “programação diversificada” atenta a “vários públicos” e a estender-se por várias artérias da cidade.
O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, lembrou os contributos apresentados pelas principais instituições da cidade e algumas individualidades que se manifestaram através de audiências promovidas assente na construção de “um modelo de aperfeiçoamento”.
O autarca enalteceu a “diversidade” do programa e o preenchimento do eixo central, através de vários números e eventos, desde a Igreja de S. Gualter, Igreja de S. Francisco, Alameda S. Dâmaso, Toural, Plataforma das Artes e com ligação à Alameda Dr. Alfredo Pimenta.
“Esperamos a participação de todos os Vimaranenses nestas Festas da Cidade e Gualterianas, das pessoas que vêm de fora, e que que seja do agrado de todos”, vincou Domingos Bragança.

Festas da Cidade e Gualterianas em Guimarães Festas da Cidade e Gualterianas em Guimarães

O regresso da Feira do Artesanato, de 26 de julho a 05 de agosto, na Alameda de São Dâmaso, é uma das novidades no programa deste ano.
“Teremos 30 stands, com uma grande participação de artesões vimaranenses e alguns de fora”, assinalou a Vereadora da Cultura e Presidente d’A Oficina.
“A oferta programática é muito diversificada e procura dar resposta ao público jovem com a escolha de nomes conceituados para os concertos na Plataforma das Artes, como são os casos de Blaya (sexta-feira, 2 de agosto) e Dino D’Santiago (sábado, 3 de agosto), complementando com o artista vimaranense Johnny Abreu (domingo, 4 de agosto).
Numa organização da Associação Artística da Marcha Gualteriana, está programado para sábado (3 de agosto) a Batalha das Flores.
“Vamos tentar realizar este número com flores naturais, mantendo o colorido e a qualidade, no desígnio que abraçamos da sustentabilidade ambiental”, apontou ainda Adelina Pinto.
A sessão de fogo de artifício, este ano, está agendada para o Largo Condessa da Mumadona (sábado, 3 de agosto às 00h30) e o encerramento tradicional com a Marcha Gualteriana (5 de agosto).
José Pontes, presidente da direção da Associação Artística da Marcha Gualteriana, anunciou várias surpresas nos números vivos a intercalar o cortejo dos dez carros alegóricos.

Festas da Cidade e Gualterianas em Guimarães Festas da Cidade e Gualterianas em Guimarães

O programa completo das Festas da Cidade e Gualterianas pode ser consultado em anexo, com destaque para a diversidade da oferta cultural como despique de bandas, fados, desfile de charretes, Dj’s, feira de gado e concurso pecuário, encontro de tocadores de concertina, teatro de marionetas, música popular, exposições, desfile de grupos de bombos e ainda as festividades litúrgicas e religiosas em honra de S. Gualter.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.