Mais de mil pessoas integraram a Coroação das Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada 2019, que se realizou na tarde deste domingo, onde como habitualmente, estiveram representadas as Mordomias das 24 freguesias do concelho, transportando 76 coroas e 89 bandeiras.
A Coroação, à qual assistiram milhares de pessoas, durou mais de duas horas e fez o percurso já habitual – Campo de São Francisco, Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua da Fonte, Rua Ernesto do Canto, Rua dos Mercadores e Praça do Município.
Ainda no âmbito das XVI Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, realizou-se durante o dia de ontem o Cortejo Etnográfico, que percorreu a Avenida Infante D. Henrique durante quatro horas perante milhares de pessoas de pessoas e trouxe as tradições das 24 freguesias do concelho, recriações históricas e inovação na decoração dos carros alegóricos.
No Cortejo, participou uma delegação de Alenquer, tendo as freguesias de Ponta Delgada aproveitado a oportunidade para recriarem tradições populares e alusivas ao Culto do Divino, enquanto outras recriaram o “milagre das rosas” da Rainha Santa Isabel de Portugal, que deu origem às festividades em honra do Espírito Santo, a Batalha do Cascalho e os tempos de outrora, onde predominava a ligação intrínseca à terra e ao mar.
Outro momento alto destas festividades foram as sopas do Espírito Santo, servidas ontem em honra da terceira pessoa da Santíssima Trindade, a cerca de 13.000 pessoas no Campo de São Francisco.
ANTÓNIO FREITAS ( TEXTO E FOTOS)