Câmara de Almada instala abrigo para controlar colónias de gatos

Data:

A Câmara de Almada, no distrito de Setúbal, instalou uma nova Casa dos Gatos na freguesia da Charneca de Caparica, um abrigo que ajuda a controlar as colónias de felinos errantes, informou hoje a autarquia.

A infraestrutura, que permite albergar e alimentar gatos de rua, situa-se na Travessa Rui Furtado e foi inaugurada na segunda-feira, juntando-se a outra já existente no Jardim no Rio, no mesmo concelho.

Segundo o vereador dos Espaços Verdes e Ambiente, Nuno Matias, estes abrigos “inserem-se na estratégia de promoção do bem-estar animal do concelho”, tendo como principal objetivo o “controlo populacional” das cerca de “duas centenas de colónias” existentes em Almada.

Contudo o autarca reconheceu que o apoio dos cuidadores voluntários e associações, como a Onde Há Gato Não Há Rato, “tem sido fulcral para o desenvolvimento de muitas das estratégias de intervenção e resposta no território”.

Aliás, são estes cuidadores que ajudam a determinar onde estão localizadas as colónias, ficando “responsáveis por, em conjunto com a câmara, fazer a gestão, monitorização e manutenção dos espaços”, explicou.

Neste sentido, os abrigos ajudam a autarquia e associações a implementar o CED (capturar, esterilizar e devolver), um método que permite controlar as colónias de gatos e tem sido “bastante eficaz”, segundo Nuno Matias, apesar de “não chegar a todas as colónias.

“É um trabalho que temos de continuar a desenvolver dando as mãos a todos aqueles voluntários que têm vontade de ajudar, que têm carinho pela causa animal, e para que, dentro das regras que definimos com os centros veterinários, possamos ter outro paradigma que ajude a explicar que a qualidade de vida do espaço público também passa por perceber que a causa animal não é conflituante com o bem-estar das pessoas”, sublinhou.

Aliás, tal como está escrito no abrigo para os gatos, “uma colónia saudável permite o controlo de pragas e promove o respeito pela biodiversidade”.

O vereador dos Espaços Verdes adiantou também que a Câmara de Almada “vai continuar a promover este tipo de equipamentos”, instalando mais abrigos, além de estar a estudar uma opção “mais ligeira” em termos de infraestrutura, para as colónias de menor dimensão.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.