O D. Carlos I largou a 12 deste mês da Base Naval de Lisboa para uma missão no Arquipélago dos Açores que se prolongará até agosto.
O objetivo é realizar levantamentos hidrográficos no âmbito do projeto de Mapeamento do Mar Português, reforçar o Dispositivo Naval Permanente na Zona Marítima dos Açores.
A missão vai aidna cooperar no âmbito técnico-científico com o Governo Regional e a Universidade dos Açores e colaborar com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, bem como com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
No âmbito do Mapeamento do Mar Português no arquipélago dos Açores, durante a permanência do navio na região estão planeadas duas fases distintas.
Uma consiste no levantamento hidrográfico com sonar multifeixe dos montes submarinos – ecossistemas ricos e de particular relevância, a sul da Ilhas das Flores enquadrada na cooperação com a Universidade dos Açores.
A outra, consiste num levantamento hidrográfico, também com sonar multifeixe, a Sudoeste da Ilha das Flores, numa zona remota para além da ZEE dos Açores, informa numa nota de imprensa.
O navio ainda acompanhará a Brigada Hidrográfica que realizará o levantamento de áreas portuárias tanto na Ilha das Flores como do Corvo para atualização cartográfica no projeto de colaboração com o Governo Regional dos Açores.
Em 2017, a Marinha, em especial através do Instituto Hidrográfico, iniciou o projeto de Mapeamento do Mar Português, “para que o país possa efetivamente conhecer e tirar partido destes vastos espaços marítimos, explica na mesma nota.
O NRP D. Carlos I foi construído nos Estados Unidos da América tendo sido lançado à água em 30 de janeiro de 1989 com o nome ‘USNS Audacious’. Esteve ao serviço da Marinha dos EUA até 1995 e foi transferido para a Marinha Portuguesa em dezembro de 1996.
Com uma guarnição de 38 militares, tem funções de navio hidrográfico e oceanográfico e embarca duas equipas da Brigada Hidrográfica composta por oito elementos e dois observadores de cetáceos do CIIMAR.
Navio da Marinha em missão para aprofundar o conhecimento do mar dos Açores
Data: