Navio da Marinha em missão para aprofundar o conhecimento do mar dos Açores

Data:

O D. Carlos I largou a 12 deste mês da Base Naval de Lisboa para uma missão no Arquipélago dos Açores que se prolongará até agosto.
O objetivo é realizar levantamentos hidrográficos no âmbito do projeto de Mapeamento do Mar Português, reforçar o Dispositivo Naval Permanente na Zona Marítima dos Açores.
A missão vai aidna cooperar no âmbito técnico-científico com o Governo Regional e a Universidade dos Açores e colaborar com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, bem como com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
No âmbito do Mapeamento do Mar Português no arquipélago dos Açores, durante a permanência do navio na região estão planeadas duas fases distintas.
Uma consiste no levantamento hidrográfico com sonar multifeixe dos montes submarinos – ecossistemas ricos e de particular relevância, a sul da Ilhas das Flores enquadrada na cooperação com a Universidade dos Açores.
A outra, consiste num levantamento hidrográfico, também com sonar multifeixe, a Sudoeste da Ilha das Flores, numa zona remota para além da ZEE dos Açores, informa numa nota de imprensa.
O navio ainda acompanhará a Brigada Hidrográfica que realizará o levantamento de áreas portuárias tanto na Ilha das Flores como do Corvo para atualização cartográfica no projeto de colaboração com o Governo Regional dos Açores.
Em 2017, a Marinha, em especial através do Instituto Hidrográfico, iniciou o projeto de Mapeamento do Mar Português, “para que o país possa efetivamente conhecer e tirar partido destes vastos espaços marítimos, explica na mesma nota.
O NRP D. Carlos I foi construído nos Estados Unidos da América tendo sido lançado à água em 30 de janeiro de 1989 com o nome ‘USNS Audacious’. Esteve ao serviço da Marinha dos EUA até 1995 e foi transferido para a Marinha Portuguesa em dezembro de 1996.
Com uma guarnição de 38 militares, tem funções de navio hidrográfico e oceanográfico e embarca duas equipas da Brigada Hidrográfica composta por oito elementos e dois observadores de cetáceos do CIIMAR.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.