Festival dos Canais oferece mais de 250 espetáculos de rua em Aveiro

Data:

A quarta edição do Festival dos Canais, organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, através do Teatro Aveirense, apresenta entre 17 a 21 de julho mais de 251 espetáculos.
Estão envolvidas 32 companhias artísticas e cerca de 277 artistas nacionais e internacionais, provenientes de 16 países, a que se juntam 220 participantes da comunidade aveirense.
Artes e o teatro de rua,concertos, instalações artísticas, performances, workshops, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas, mercados de rua e Dj’s são algumas das sugestões que integram a quarta edição do evento.
A edição deste ano reserva 15 estreias nacionais e quatro premières absolutas, numa programação artística e cultural que aposta também em artistas e companhias consagrados como Gilberto Gil, Mariza, HMB , Capicua e a Companhia Walk The Plank.
“É um evento onde todas as iniciativas são gratuitas e que convida a sentir a cidade de Aveiro, a celebrar o seu presente, a valorizar a sua forte identidade, o seu património natural e a sua paisagem urbana única”, convida a organização.

Exposição convida a provar e testar as obras de arte

Os trabalhos de 12 artistas plásticos de diferentes nacionalidades estão reunidos em Aveiro numa mostra que convida o público a provar e a testar as obras de arte em exibição.
‘Eco-Logias Artísticas nos Canais’ integra o Festival dos Canais e pode ser visitada de 17 a 21 de julho no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.
A exposição aborda sempre temas relacionados com a ecologia, procurando narrativas estéticas que desafiem os visitantes a provar elementos das obras expostas, a levá-los para casa ou a manipular conteúdos no próprio local.
Com curadoria de Madina Ziganshina, artista natural do Tartaristão (uma região autónoma da Rússia) e residente em Aveiro, promete muitas surpresas estimulando a interatividade e o palato dos seus visitantes.


“Pinturas com vinho ou instalações com ovos moles realizadas ao vivo são apenas algumas das probabilidades que podem ser apreciadas e provadas nesta exposição”, revelam os responsáveis do Festival dos Canais, indicando que há ainda instalações “que dialogam com a identidade local, nomeadamente com o património, as tradições e a Ria de Aveiro”.
Para além de ‘Eco-Logias Artísticas nos Canais’, o Festival dos Canais convida a visitar, no Jardim do Rossio, a exposição fotográfica ‘Terra de Sonhos. Cristina García Rodero’, que reflete a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, uma das zonas mais pobres da Índia.
Ambas as exposições são de visita livre.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.