A recriação de um acampamento da época medieval é a novidade deste ano da Expofacic, a grande feira de exposições de Cantanhede, organizada há 28 anos pela autarquia local.
Decorre de 25 de julho a 4 de agosto de 2019, e este ano proporcionará aos visitantes uma viagem à época medieval através da reconstituição de momentos marcantes na história de Portugal e que prometem cativar tanto as crianças como os adultos.
A Expofacic foi considerada o melhor evento de Portugal e a nível ibérico, no âmbito do ‘Iberian Festival Awards’, recebeu ainda o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019.
“No acampamento medieval o público terá a possibilidade de apreciar as vivências dos nobres cavaleiros e da alta nobreza. Os hábitos, a alimentação e o treino do dia-a-dia farão parte da atividade no acampamento em que serão realizadas várias ações didáticas com interação com os visitantes”, informa uma nota divulgada pela Câmara Municipal de Cantanhede.
Uma das principais atrações será o espetáculo medieval que inclui o ‘torneio medieval apeado’ e realiza-se a 4 de agosto.
Começa às 16h, com o cortejo medieval, seguindo-se, às 16h30, o ‘auto de abertura do torneio medieval apeado’ (no Picadeiro), música medieval ao vivo, às 17h, tiro com arco e besta aberto ao público e com jogos medievais, às 17h30, treino e adubamento de novos cavaleiros, às 18h30, benção da liça pelo Arcebispo de
Coimbra, às 19h, torneio medieval apeado pelos cavaleiros do burgo, às 20h30. A terminar, haverá um espetáculo de fogo e malabarismo, às 21h30.
A Expofacec realiza-se no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus (rua dos Bombeiros Voluntários), em Cantanhede. Ocupa um grande espaço aberto, com cerca de 10 hectares e 600 espaços, dos quais 500 são reservados a expositores.
O espaço está organizado por diferentes setores, dos quais se destacam o comercial, industrial e de serviços, automóvel, educação, agrícola, exposições temáticas e culturais, zona verde, diversões, gastronómico, lounge e street food e palcos.
Nos oito palcos distribuidos pelo recinto os visitantes podem assistir a concertos musicais de artistas nacionais e internacionais e stand up comedy. O palco Super Bock é dedicado à música eletrónica e nos restantes existe uma programação recheada de música, dança e artes performativas.
Um espaço gaming, uma megaexposição da Força Aérea Portuguesa, workshops e tertúlias sobre as obras do Mestre Mário Silva, a primeira Bienal de Arte e desfiles de moda são outros dos motivos de interesse da Expofacic, que recebe anualmente cerca de 350 mil visitantes.
Acampamento Medieval é a novidade da Expofacic em Cantanhede
Data: