A cidade do Porto recebe amanhã o I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa, que reúne representantes da diáspora em seis áreas de atividade.
O I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e vai reunir no Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, representantes da diáspora em seis áreas de atividade: associativismo, ciência e conhecimento, economia e desenvolvimento, cidadania e luso-eleitos, gabinetes de apoio local e comunicação social.
Segundo uma nota divulgada pelo gabinete da Secretaria de Estado das Comunidades, estão inscritos no Congresso, 430 congressistas, de 36 países, com o objetivo “de reunir e promover a interação entre representantes das redes da Diáspora portuguesa enquanto agentes ativos nas comunidades dos países de acolhimento e nas comunidades de origem”.
“Pretende-se reconhecer e divulgar o valor das várias redes da Diáspora em todas as suas geografias e formatos institucionais e valorizar a sua função enquanto elementos de integração de Portugal no mundo”, refeer ainda a mesma nota.
Na sessão de abertura que decorre amanhã, 13 de julho, às 10h, participam o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro ministro, António Costa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o presidente da Câmara Muicipal do Porto, Rui Moreira, e a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco.
Na sessão de encerramento, intervêm o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o diretor geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela.
O evento visa, simultaneamente, assinalar os 25 anos da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que se cumprem este ano.
A iniciativa tem o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Universidade Lusófona.
A seguir à sessaão de abertura haverá uma conferência com o arcebispo português D. José Tolentino Mendonça, Arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.
A parte da terde será dedicada a seis painéis de debate: ‘Associativismo’, ‘Apoio Local’, a decorrer no Salão Nobre da Univ. Lusófona; ‘Ciência e Conhecimento’, ‘Economia Desenvolvimento’, ‘Cidadania’, ‘Comunicação Social’, ambos a decorrer na Ordem dos Contabilistas Certificados.