Académico de Viseu incorre em exclusão da II Liga por falsas declarações

Data:

O Académico de Viseu pode ser excluído da II Liga de futebol, por falsas declarações sobre a inexistência de dívidas a jogadores em 2017/18, segundo o relatório da Comissão de Instrutores (CI), a que a Lusa teve hoje acesso.

Em 28 dezembro de 2018, foi instaurando ao emblema viseense um processo disciplinar por “eventual prestação de falsas informações à Liga”, nomeadamente sobre o cumprimento dos pressupostos de natureza financeira para a época 2018/19, que viria a terminar no 11.º lugar.

O Académico de Viseu está entre os clubes licenciados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para a temporada 2019/20, anunciou o organismo, em 21 de junho último.

De acordo com o relatório final da CI, datado de 07 de junho último, em causa está a declaração de não dívida apresentada na candidatura ao licenciamento para 2018/19, devido a alegados atrasos no pagamento a três futebolistas, dois dos quais dizem ter acordado verbalmente esta situação e um outro que assegura ter recebido em numerário.

“A Académico de Viseu Futebol Clube – Futebol, SAD, apesar de ter cumprido formalmente com os pressupostos de natureza financeira (…), fê-lo, transmitindo à LPFP falsas informações de âmbito económico que dizem respeito ao preenchimento dos requisitos e pressupostos de que, nos termos legais e regulamentares, dependia a sua participação numa competição profissional de futebol”, lê-se no documento da CI, que já foi remetido para o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a quem cabe a decisão, passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

A instrução do processo entende que o emblema beirão infringiu o artigo 92.º do Regulamento Disciplinar da LPFP então em vigor, cujo ponto 2 determinava “a sanção de exclusão das competições profissionais por período a fixar entre o mínimo de seis e o máximo de 10 épocas desportivas” para clubes que transmitam informações erradas, relativamente “ao preenchimento dos requisitos e pressupostos de que, nos termos legais e regulamentares, depende a participação numa competição profissional de futebol”.

Os primeiros jogos da época 2018/19 estão previstos para os próximos dias 27 e 28, com as eliminatórias da primeira fase da Taça da Liga, cujo sorteio vai ser realizado na sexta-feira, no Porto, na mesma altura em que vai ficar definido o calendário de I e II Liga.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.