SEF com horário alargado em seis postos de atendimento

Data:

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem desde quarta-feira um horário alargado em seis postos de atendimento em vários pontos do país, o que representa mais 78 vagas por dia para atender pessoas.

O horário alargado foi implementado nos postos da Avenida António Augusto de Aguiar), em Lisboa, em Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) e nas lojas do cidadão de Braga, Coimbra, Faro e Funchal, o que, segundo um comunicado do SEF hoje divulgado representa a criação de mais 78 vagas para atendimento diário, num total de 1.884 vagas diárias.

Este alargamento de horários poderá ainda ser aplicado progressivamente a outros locais de atendimento ao público.

No ano passado, o SEF alargou o horário de atendimento do Centro de Contacto em mais 3:30 diárias, quer para informações quer para agendamentos, com um aumento de 50 funcionários.

O atendimento nos balcões do SEF está descentralizado pelo que os cidadãos estrangeiros podem escolher o local onde querem tratar dos assuntos, como concessões de autorização de residência, renovações e prorrogações de permanência no país, independentemente da sua área de residência.

Numa resposta enviada em abril à agência Lusa, o SEF já tinha indicado que a melhoria do atendimento era uma “matéria prioritária” numa reação ao aumento das reclamações dirigidas ao serviço no Portal da Queixa no último ano.

As reclamações dirigidas ao SEF no Portal da Queixa mais do que duplicaram no último ano, sendo a dificuldade conseguir um agendamento o principal motivo.

O ano passado, o Portal da Queixa registou 474 reclamações dirigidas ao SEF entre 14 de abril de 2018 e 14 de abril de 2019, mais 139% do que em período homólogo (14 de abril de 2017 a 14 de abril de 2018), quando foram registadas 198 queixas.

Segundo a plataforma, no topo da tabela das reclamações estão a dificuldade em conseguir um agendamento naquele serviço de segurança, que no último ano recebeu 162 queixas.

Outras reclamações estão relacionadas com a demora na entrega de documentos (93) e mau atendimento (34).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.