Presidentes de Portugal e de Moçambique presentes em forúm sobre a relação entre Europa e África

Data:

Os presidentes da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Moçambique, Filipe Nyusi, vão intervir esta manhã no EurAfrican Forum 2019, que decorre hoje e amanhã na NOVA School of Business and Economics, em Carcavelos, concelho de Cascais.
Os dois chefes de Estado vão abordar, no Grande Auditório da NOVA, vários temas relativos à relação entre os dois países e entre Europa e África, numa conversa moderada pela jornalista Cristina Esteves, informa a organização.
A apresentação tem início às 11h15 e prolonga-se até às 12h centrada no tema ‘Conversa entre presidentes: Visão geral de duas vozes para o futuro da Europa-África.
“A Europa é um parceiro natural e de confiança para África. Com o poder das diásporas e as geografias EuroAfricanas é possível estabelecer um futuro comum”, refere José Manuel Durão Barroso, presidente do EurAfrican Forum, em antecipação ao evento.
Segundo a organização, o EurAfrican Forum 2019 reúne dignatários internacionais para abordar as questões da relação entre Europa e África e realiza-se pelo segundo ano consecutivo em Portugal, na NOVA School of Business and Economics, em Cascais.
António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações, Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, Koen Doens, da Direção-Geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da Comissão Europeia, Siyanda Mohutsiwa, escritora do Botswana, são alguns dos oradores deste ano.
Com o Conselho da Diáspora Portuguesa e a Câmara Municipal de Cascais como anfitriões, e com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Governo português, esta segunda edição centra-se no tema ‘Parceria entre iguais: partilhando valores, partilhando prosperidade’.
O EurAfrican Forum é também o palco da assinatura do protocolo entre o Conselho da Diáspora Portuguesa, entidade organizadora, e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
O programa do EurAfrican Forum 2019 apresenta cinco painéis de discussão principais, que se focam nas temáticas do crescimento, empreendedorismo e inovação; mudança para um sistema de relação igualitária; talento e diversidade dos fluxos migratórios; investimento e reabilitação das heranças culturais. Várias sessões paralelas complementam este programa.
São esperados cerca de 400 participantes, provenientes de 39 países africanos e 22 países europeus, incluindo chefes de Estado, membros de Governo, empresários, jovens empreendedores, ONGs, activistas, membros da sociedade civil e órgãos de comunicação.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.