Amanhã há uma lua gigante nos jardins do Palácio do Marquês em Oeiras

Data:

De 5 a 8 de julho, a Câmara Municipal de Oeiras e a Embaixada do Reino Unido levam aos jardins do Palácio Marquês de Pombal, o Museu da Lua.
Desenvolvido pelo artista plástico britânico Luke Jerram, consiste numa réplica da Lua, com sete metros de diâmetro, construída a partir de imagens de satélite de alta resolução da superfície lunar.
A instalação é uma fusão de imagens e iluminação lunar, complementada por uma banda sonora desenvolvida pelo compositor britânico Dan Jones, informa o município de Oeiras numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
“Para a Câmara Municipal de Oeiras é muito importante acolher um evento destas dimensões, que alia a ciência à cultura”, assume o presidente da Câmara de Oeiras, revelando que em 2020, o município vai organizar o primeiro festival internacional da ciência (Oeiras Valley Festival de CIência).
Outra novidade apontada por Isaltino Morais será o lançamento nos próximos meses da estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, no âmbito do programa ‘Oeiras Valley’.
Trata-se de “uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas, a da educação e sociedade, a da inovação, e a da internacionalização”, explica o autarca.
Já o embaixador britânico em Portugal destaca o “enorme orgulho poder colaborar com a Câmara Municipal de Oeiras para trazer a Portugal esta fantástica instalação artística”.
“Esta Lua em Oeiras e a nossa participação no Encontro Ciência 2019 como país convidado, ilustram na perfeição as fortes relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido nas áreas da educação, cultura, ciência e inovação, e que queremos aprofundar no futuro”, sublinha Chris Sainty.

Uma lua e um Encontro Ciência 2019

A presença da imensa lua no jardins do Palácio insere-se na iniciativa Encontro Ciência 2019 e será acompanhada de uma programação cultural, aberta ao público. A inauguraçãoe stá marcada para as 21h desta sexta-feira.
A instalação do Museu da Lua, “enquanto símbolo da criatividade e inovação britânicas, é o perfeito complemento” à participação do Reino Unido, como país convidado no referido encontro, que se realiza de 8 a 10 de julho no Centro de Congressos de Lisboa, refere ainda a nota da autarquia de Oeiras.
O Encontro Ciência 2019 terá como um dos temas científicos em destaque, o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua.
A Câmara Municipal de Oeiras associa-se a esta iniciativa no âmbito do programa ‘Oeiras Valley’, lançado no passado mês de maio, que pretende criar um ecossistema único para a investigação e para os negócios, tendo como pilares estratégicos a ciência e a tecnologia, num território que é já a sede de grandes empresas e instituições de investigação nacionais e internacionais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.