David-Maria Sassoli o socialista italiano é o novo Presidente do Parlamento Europeu com uma maioria absoluta de 345 votos.

Data:

“David-Maria Sassoli é o novo presidente do Parlamento Europeu, saúdo-o e convido-o a assumir a presidência”, declarou o ainda presidente da assembleia europeia e também italiano, Antonio Tajani.

O socialista, do partido Socialistas & Democratas (centro-esquerda), de que faz parte o PS português, obteve 345 votos na segunda volta, uma maioria absoluta dos 667 totais, ocupando o cargo durante os próximos dois anos e meio. Sassoli foi eleito na segunda votação, depois de ter ficado aquém da maioria absoluta na primeira volta por apenas sete votos, obtendo 325 votos dos 332 necessários.

A concorrer ao lugar estavam também o checo Jan Zarahdil, dos Conservadores e Reformistas (ERC), com 160 votos, seguido da alemã Ska Keller, dos Verdes, família política a que pertence o português PAN, com 119 votos, e da espanhola Sira Rego, candidata da Esquerda Unitária (a que pertencem BE e PCP), com 43 votos.

“A Europa baseia-se nas suas instituições que são imperfeitas, mas é com elas que podemos responder a quem nos quis dividir. O PE será o garante do nosso destino“, declarou Sassoli, citado pelo Expresso.

O antigo jornalista, de 63 anos, é deputado do Parlamento Europeu desde julho de 2009. Depois de assumir funções, presidirá à eleição dos 14 vice-presidentes. As candidaturas seguem as mesmas regras que as aplicáveis à presidência e a votação começa hoje, a partir das 15h00.

O eurodeputado português Pedro Silva Pereira foi indicado na reunião de terça-feira como um dos quatro candidatos socialistas às vice-presidências do PE, o que à partida lhe garante a eleição. O socialista e antigo ministro da Presidência durante os Governos de José Sócrates é o único português candidato à vice-presidência.

Esta terça-feira, depois de vários dias de negociações, os 28 chefes de Estado da UE chegaram finalmente a acordo sobre as nomeações para os cargos institucionais de topo.

A ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, foi escolhida para a presidência da Comissão Europeia, a ex-diretora do FMI, Christine Lagarde, fica com o Banco Central Europeu (BCE), o primeiro-ministro belga, Charles Michel, ocupa a presidência do Conselho Europeu e o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, foi escolhido para o cargo de Alto Representante da UE para a Política Externa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.